Imagem por @DCStudio / freepik
O recadastramento anual obrigatório de 2023 para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar está disponível a partir deste mês, conforme calendário divulgado pela Goiás Previdência (Goiásprev). Para fazer o procedimento o segurado deve acessar a página da Goiás Previdência, na qual estão todas as informações sobre o serviço.
A prova de vida segue a Lei Complementar nº 161/20 e tem como objetivo evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo). A regularização no prazo determinado evita o bloqueio de pagamento a partir do segundo mês e a suspensão do benefício a partir do quarto mês subsequente ao do aniversário.
Os mais de 70 mil segurados da instituição devem fazer o recadastramento, sejam vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) ou ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO).
Leia mais: Previdência Social e Caixa buscam soluções para valorizar beneficiários do INSS
O Governo de Goiás tem realizado aproximadamente 5 mil provas de vida por mês. Buscando agilizar o serviço, desde 2019 a Previdência Estadual disponibiliza atendimento por videoconferência para casos de segurados acamados, com comorbidades comprovadas e para os que moram fora do estado e do país.
Já em maio de 2022, o Governo de Goiás lançou o serviço de recadastramento digital. A nova modalidade é uma parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, por intermédio da plataforma gov.br, na qual é realizada a biometria facial de acordo com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para aqueles que preferem o atendimento presencial, a GoiásPrev conta com a parceria do Portal Expresso e do Vapt Vupt. Nos municípios goianos que não possuem esses serviços, os beneficiários podem dirigir-se aos postos de atendimento do Ipasgo.
Leia mais: Aposentadorias no regime geral de Previdência Social: mudanças em 2023
Exclusivo para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do estado ou do país.
O segurado deve enviar e-mail para o endereço recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br e aguardar resposta em até 48h ou 2 dias úteis, com data e horário disponíveis para a realização do recadastramento.
Para os aposentados e pensionistas que residem fora de Goiás, também há a opção do recadastramento por meio do site (goiasprev.go.gov.br).
Agendamento prévio para quem tem menos de 60 anos, pelo site vaptvupt.go.gov.br/agendamento. Clique na opção: AGEND. RECADASTRAMENTO GOIASPREV
Comparecer na regional ou posto do Ipasgo com a documentação exigida por lei: documento pessoal (RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional, com validade em todo o território nacional) e comprovante de endereço atualizado, com CEP válido.
Veja o passo a passo pelo site goiasprev.go.gov.br/video-expresso
Mais informações:
Segunda a Sexta – 8h às 17h:
(62) 98295-0319 (WhatsApp)
Segunda a Sexta – 8h às 12h / 13h às 17h:
(62) 3201-7827 / 7828 / 7830 (GECAF)
Segunda a Sexta – 8h às 13h / 14h às 17h:
(62) 3201-7850 / 7849
Para conferir o calendário completo e orientações para fazer a atualização do cadastro, basta acessar o link.
Fonte: Goiás Previdência
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…