Imagem por @rawpixel-com / freepik
Infelizmente, é constante a tentativa de golpe envolvendo cidadãos de bem. Essa situação se intensifica ainda mais com a proximidade da entrega da declaração do imposto de renda. Afinal, nestas ocasiões o contribuinte está sempre em busca de informações sobre o assunto.
A nova modalidade de golpe aplicado usa o nome da Receita Federal e é direcionado para pessoas ou empresas que buscam empréstimos. Essa pessoa, ou empresa, recebe uma notificação postal falsa que exige pagamento prévio de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para o desbloqueio de valores de empréstimos junto às Instituições financeiras.
Todavia, isso tudo não passa de uma emboscada para o contribuinte cair na cilada armada pelos criminosos.
Leia também: Conheça indícios que ajudam a identificar golpes online
Acontece que as pessoas de bem acabam “mordendo a isca”, pois procurou uma instituição financeira para realizar o empréstimo. Assim, ela recebe uma notificação via correio, com a cobrança de IOF supostamente emitida pela Receita Federal.
O documento é falso, porém traz a assinatura de um auditor fiscal da Receita Federal, com dados bancários para pagamento e a confirmação de que o crédito/financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto.
Leia também: Banco Central alerta para golpes relativos a valores esquecidos
A primeira dica é ficar atento a tudo que possa demonstrar que é um documento falso: informações confusas, erros de português e orientações que não fazem muito sentido e não condiz com o tipo de comunicado que a Receita Federal faz.
Sempre que receber qualquer tipo de notificação que desconheça ou levante dúvidas, procure a unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou envie sua denúncia à Ouvidoria-geral do Ministério da Fazenda, pela internet.
É preciso ainda lembrar que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. Isso é sempre feito exclusivamente via DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Sem contar que a cobrança e o recolhimento do IOF ocorrem através da instituição que vai conceder o crédito ou empréstimo.
Fique atento também que outro tipo de golpe é comum nessas épocas de imposto de renda. O cidadão recebe via e-mail, uma notificação da Receita Federal solicitando informações fiscais, cadastrais e financeiras. Esses conteúdos trazem links que, ao clicar, permitem a entrada de vírus nos computadores. Assim, roubam informações pessoais e financeiras do cidadão.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…