Imagem por @eamesbot @rawpixel.com e @rafapress / Freepik editado por Jornal Contábil
Os golpes começaram a ficar frequentes após a inclusão digital de públicos de todas as idades, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são as vítimas favoritas desses bandidos.
Por isso, essa parte do público precisa estar mais atenta aos golpistas de plantão que entram contato se passando como representantes do INSS ou, ainda, funcionários de instituições bancárias nas quais o benefício é pago. Eles usam linguagem técnicas que podem muito bem enganar um idoso desavisado. A intenção deles é ter acesso a dados pessoais da vítima.
Os golpistas têm uma estratégia de convencimento que geralmente consegue enganar aposentados e pensionistas do INSS.
Os bandidos enviam uma mensagem via WhatsApp, SMS ou e-mail, solicitando os dados do aposentado ou pensionista para serem atualizados. Neste momento, é enviado um link que pode conter um vírus que vai roubar os seus dados bancários ou informações pessoais.
Como prevenir?
Lembrando que as instituições financeiras não enviam links por mensagem. Por isso, não clique. Entre em contato com seu banco para se informar melhor.
Outro golpe que está se tornando comum, é a antecipação de um falso empréstimo com condições muito simples, para que seja possível liberar o dinheiro de forma rápida. O golpista solicita que a pessoa faça um depósito antecipado de um determinado valor para garantir a proposta.
Não cai nessa conversa! As instituições bancárias são proibidas por lei, de solicitar depósito de pagamento antecipado para concessão de crédito. O Banco Central possui um serviço que você pode ficar sabendo como funciona a liberação de empréstimos de cada instituição financeira.
A mente criminosa encontra saída para tudo, principalmente na hora de praticar um golpe. Eles criaram agora um falso boleto que é enviado por e-mail ao aposentado. Na hora que a vítima vai digitar o código de barras para fazer o pagamento, o dinheiro é direcionado para a conta do golpista.
Fique atento: todo boleto que você pagar, deve ser conferido, verificando com atenção se os dados que aparecem na tela de pagamento são os mesmos que constam no documento (nome do banco, data de vencimento, valor, nome do beneficiado e demais informações).
Se você tiver dúvidas sobre qualquer coisa relacionada ao seu benefício ou golpes que você sofreu, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS). Também é possível ligar para a central de atendimento, telefone 135.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…