Fique Sabendo

Governo adia ampliação das parcelas do seguro-desemprego

Os representantes do Governo e do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) não chegaram a um acordo para conceder duas parcelas extras do seguro-desemprego para quem foi demitido sem justa causa no período da pandemia.

O Ministério da Economia pediu um prazo para estudar a proposta da ampliação do seguro-desemprego. Segundo o ministro Paulo Guedes, no momento não existe recurso para dar mais duas parcelas extras no seguro-desemprego.

Para a prorrogação do seguro-desemprego, é necessária a aprovação do Codefat e da edição de uma Medida Provisória (MP) para abrir o crédito. Atualmente há 18 representantes no conselho, sendo seis cadeiras dos trabalhadores, seis do governo e seis de representantes de setores empresariais.


Atualmente, o trabalhador recebe entre três e cinco parcelas do seguro-desemprego, dependendo do tempo trabalhado e de quantas vezes o pedido já foi feito.

Se a medida for aprovada pelo Codefat, quem perder seu emprego sendo demitido sem justa causa terá direito entre cinco a sete parcelas do benefício. O que ajudará a 6 milhões de pessoas, entretanto criará um impacto nas contas públicas de R$16,1 bilhões.

Para ser aprovada a proposta será preciso pelo menos 10 votos favoráveis, sendo que os representantes dos trabalhadores têm seis votos no Codefat, já os representantes patronais outros seis e os conselheiros indicados pelo governo mais seis votos.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

1 hora ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

2 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

3 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

4 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

4 horas ago

Como escritórios contábeis podem conquistar mais clientes e otimizar a eficiência na temporada do IR 2025?

A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…

4 horas ago