O Governo Federal antecipou para o dia 11 de outubro o pagamento do Auxílio-Gás. No calendário original os pagamentos seriam de 18 a 31 de outubro. Embora tenha sido antecipado, ainda não foi revelado qual será o valor do auxílio em outubro. No mês de agosto os beneficiários receberam R$ 110.
O Auxílio Brasil também foi antecipado para o dia 11 de outubro e será pago até o dia 25. O número de famílias que recebeu o benefício em setembro foi de 20,65 milhões de famílias e o valor médio pago para cada foi de R$ 607,52. Já o Auxílio-Gás beneficia cerca de 5,7 milhões de famílias a cada dois meses.
Os primeiros a receber serão os que têm o número final do NIS 1. Nesse texto você poderá acompanhar o calendário completo.
Em 19 de novembro de 2021 foi criado o Auxílio-Gás através da Lei nº 14.237 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.
O valor do Auxílio-Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.
As famílias terão 120 dias para sacar o valor do benefício, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.
Quem tem direito?
- Para receber o benefício é preciso estar cadastrado no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Ter uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.
- Os benefícios do Programa Auxílio Brasil não serão computados no cálculo do limite da renda familiar mensal dos solicitantes do Auxílio Gás. O Programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Confira as datas de pagamento antecipadas pelo Governo Federal
- Número do Benefício final 1 – dia 11 de outubro
- Número do Benefício final 2 – dia 13 de outubro
- Número do Benefício final 3 – dia 14 de outubro
- Número do Benefício final 4 – dia 17 de outubro
- Número do Benefício final 5 – dia 18 de outubro
- Número do Benefício final 6 – dia 19 de outubro
- Número do Benefício final 7 – dia 20 de outubro
- Número do Benefício final 8 – dia 21 de outubro
- Número do Benefício final 9 – dia 24 de outubro
- Número do Benefício final 0 – dia 25 de outubro
Como fazer a inscrição no Cadastro Único
Você deverá solicitar a sua inscrição no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do Governo. Esse Cadastro é realizado presencialmente em todo Brasil. Você precisa manter as informações de toda a sua família sempre atualizadas.
Neste caso, você deverá comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Posto de Atendimento do Cadastro Único. O atendimento ocorre nas gestões descentralizadas dos municípios e cada um tem autonomia para definir seus protocolos de atendimento.
Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp