Chamadas

Governo autoriza o aumento de crédito consignado para até 40%

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou a Medida Provisória (MP) que aumenta de 35% para 40% a margem que permite que aposentados, pensionistas, servidores públicos e empregados da iniciativa privada possam solicitar o empréstimo consignado. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (31).

Agora, o limite de 40% para crédito consignado terá validade até 31 de dezembro de 2021. Sendo que, dos 40% da renda que poderão ser comprometidos com a dívida, 5% continuarão sendo destinados à modalidade de cartão de crédito consignado, como já ocorria com o teto de 35%.

O aumento da margem consignável, de acordo com o texto, também poderá ser estendida aos servidores públicos. A alteração foi feita na Câmara dos Deputados. Sendo assim, poderão usar o crédito de consignável de 40%, os militares da ativa, da reserva, servidores públicos de qualquer ente da federação, ativos e inativos, empregados da administração direta e pensionados de servidores e de militares.

Os trabalhadores com carteira assinada também foram incluídos, segundo a lei sancionada, eles poderão autorizar, de forma irrevogável e irretratável, o desconto em folha de pagamento ou na sua remuneração disponível os valores referentes ao pagamento de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

O Ministério da Economia afirma que o crédito consignável possui juros menores ao ser comparado com outras linhas de crédito.

“O objetivo dessa Medida Provisória era possibilitar que beneficiários do regime geral de previdência social – INSS – tivessem maior acesso a modalidade de crédito consignado, que possui juros reais menores quando comparado a outras linhas de crédito disponíveis as pessoas físicas”.

No entanto, durante a pandemia, muitos idosos ficaram inadimplentes ao aderir o crédito consignado. Em 2020, a inadimplência cresceu apenas entre os brasileiros com mais de 60 anos.

A nota diz ainda que a urgência estaria vinculada aos impactos da pandemia Covid-19 na economia (recesso e desemprego), com impacto perverso aos indivíduos, e em particular ao beneficiários do INSS.

A equipe econômica, informa que foi considerado as estatísticas do Banco Central (BC) relativas a julho de 2020, que mostrava que a taxa média de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava em 1,6% ao mês, e para o crédito pessoal sem a consignação estava em 5,1% aos mês.

“Soma-se a este fato que, ao longo da pandemia da Covid-19, a concessão de crédito consignado aos beneficiários do INSS apresentou crescimento de 27,6% em julho de 2020 (R$ 8,5 bilhões) em relação a janeiro do mesmo ano”, diz a nota.

” Outrossim, levou-se também em consideração que as instituições financeiras não são obrigadas a acolher todas as solicitações propostas de concessão de crédito, pois a concessão de novas linhas de crédito depende da avaliação de risco de crédito do cliente pela instituição financeira,” acrescenta a nota.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Reforma tributária: até 20 anos para recuperação de créditos em empresas? Entenda

A reforma tributária de 2025 trouxe uma série de mudanças, mas uma das que mais…

10 minutos ago

Quais despesas colocar na declaração para aliviar o imposto de renda

É sabido que declarar o Imposto de Renda pode ser uma tarefa desafiadora, mas com…

22 minutos ago

Como funciona a demissão por acordo?

A demissão por acordo, durante muito tempo, ocorreu informalmente. Porém, com a Reforma Trabalhista de…

27 minutos ago

EFD-Contribuições: disponível a versão 6.0.3 – versão corretiva

O Portal Sped informa que foi publicada a versão 6.0.3, da EFD-Contribuições, com as seguintes…

53 minutos ago

Justiça Libera R$ 1,6 Bilhão em Atrasados do INSS: Confira os Detalhes e Cronogramas de Pagamento

O Conselho da Justiça Federal (CJF) anunciou a liberação de um montante significativo de recursos…

2 horas ago

IRPF 2025: Resolvendo Pendências de Declarações Anteriores

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação anual que, quando…

2 horas ago