Através do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), mais de 30 milhões de trabalhadores em todo país puderam resgatar até R$ 1.000 de suas contas ativas e inativas do fundo, somando então um total de mais de R$ 23 bilhões resgatados este ano.
O calendário de pagamentos do saque extraordinário do FGTS começou no dia 20 de abril em um cronograma estabelecido conforme o mês de aniversário do trabalhador, ao qual o montante ficou disponível para saque até o último dia 15 de dezembro.
Contudo, devido ao grande sucesso que foi a liberação do saque extraordinário deste ano, muitos trabalhadores estão na expectativa para uma nova rodada de resgates em 2023, porém, será que o governo disponibilizará uma nova rodada no próximo ano? Vamos descobrir agora!
Leia +: Veja em quais situações o trabalhador pode sacar o FGTS
Milhares de trabalhadores de todo país esperam por uma nova liberação do saque extraordinário do FGTS em 2023. No entanto, é necessário um pouco de cuidado quando se fala sobre uma possível nova rodada.
É preciso lembrar que o saque do FGTS extraordinário é uma criação do governo Bolsonaro, cuja liberação tinha como objetivo diminuir o comprometimento da renda e o endividamento das famílias em razão dos efeitos da Covid-19 na economia.
Já em 2023 estaremos sob a gestão do novo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, que por sua vez não deu nenhuma declaração sobre uma continuidade nas rodadas de saque extraordinário do FGTS.
Além disso, o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), já havia se posicionado em outros momentos de que optar por realizar diversas liberações de saques do Fundo de Garantia, poderia comprometer os recursos do próprio FGTS.
Dessa forma, podemos adiantar que é bem difícil que o novo governo do presidente Lula opte por realizar uma nova rodada do saque extraordinário do FGTS, ou alguma outra opção de saque do Fundo de Garantia em 2023.
Leia +: Saiu! Veja calendário do PIS/Pasep 2023 proposto pelo governo
Sem uma previsão quanto a uma nova rodada de saque extraordinário do FGTS, os trabalhadores têm até então para 2023 as modalidades tradicionais de saque do FGTS.
Dentre as modalidades tradicionais temos, o saque-aniversário, o saque-rescisão (quando o trabalhador é demitido sem justa causa), saque por aposentadoria, doenças graves, compra de imóvel, dentre outras.
Com relação ao saque-aniversário, o calendário de 2023 já está disponível para consulta, veja:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…