Notícias por Estado

Governo de MG concorda em federalizar estatais locais. Confira!

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou hoje que o estado concordou em federalizar suas empresas estatais como parte do plano para quitar suas dívidas com a União. Zema, acompanhado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo após reuniões no Senado e no Ministério da Fazenda.

“Tem todas as condições [para a federalização]. Estamos bastante otimistas”, afirmou Zema após o encontro inicial. Ele seguiu para o Ministério da Fazenda para discutir a proposta e as negociações relacionadas à adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.

Leia também: Economia: Governo Bloqueia Mais R$ 1,1 Bilhão Do Orçamento

Ao deixar o Ministério da Fazenda, Zema expressou sua satisfação com as reuniões, destacando que há uma perspectiva realista de encontrar uma solução definitiva para a questão da dívida bilionária enfrentada pelos estados endividados, incluindo Minas Gerais. No entanto, ele ressaltou que nada está definido em relação à Cemig, a empresa de energia local.

O secretário de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, explicou que a escolha das empresas a serem federalizadas dependerá de negociações com o Tesouro Nacional. Ele afirmou que, em tese, todos os ativos do estado estão disponíveis para a negociação, mas isso será decidido em discussões técnicas com o Tesouro Nacional.

Leia também: Economia: Fazenda Diminui Previsão Oficial De Crescimento Do PIB

A proposta, de autoria de Pacheco, permite que o governo mineiro ceda à União participações acionárias em empresas como a Companhia Energética (Cemig), Companhia de Saneamento (Copasa) e Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) como uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal. Em troca, o estado teria a opção de recomprar as ações em um período de 20 anos.

“Diferentemente do regime de recuperação fiscal, a nossa proposta busca utilizar os ativos que o Estado dispõe para quitação da dívida. As premissas estão lançadas, é um conceito que eu reputo sustentável e equilibrado para dar a efetiva solução ao problema, ao invés de empurrar o problema para daqui a nove anos”, explicou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Dívida bilionária

No momento, a dívida de Minas Gerais com a União está avaliada em aproximadamente R$ 160 bilhões. Em julho do ano passado, o Tesouro Nacional concedeu autorização para que Minas aderisse ao Regime de Recuperação Fiscal, um programa que permite o parcelamento da dívida em troca da implementação de medidas para equilibrar as finanças locais, incluindo a possibilidade de privatização de estatais.

No contexto de Minas Gerais, o Regime de Recuperação Fiscal propunha a suspensão do pagamento das parcelas por nove anos, durante os quais seriam adotadas medidas de controle de gastos. No ano passado, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o estado a negociar diretamente com o Tesouro Nacional a adesão a esse regime especial, dispensando a necessidade de enviar uma emenda constitucional estadual à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O governo mineiro apresentou um projeto de lei que requer um quórum menor para aprovação, sendo aprovado no final de outubro pela Comissão de Constituição e Justiça da assembleia.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

26 minutos ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

32 minutos ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

1 hora ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

1 hora ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

1 hora ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

1 hora ago