Saúde

Governo de Santa Catarina estuda linha de cuidado ao paciente oncológico

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e a equipe técnica da SES, estiveram nesta terça-feira, 23, em reunião com a direção-geral do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e a Fahece, em Florianópolis. Durante o encontro, a equipe deliberou sobre procedimentos para qualificar a linha de cuidado ao paciente com câncer e ampliar o serviço prestado à população.

“Nosso compromisso é garantir qualidade e acesso ao tratamento para o paciente com câncer em nosso estado. Como deputada, criei a Lei dos 30 dias, e como secretária, estou trabalhando para efetivar que essa legislação seja cumprida. Quem tem diagnóstico de câncer tem pressa e precisa que o Estado seja eficiente em garantir atenção”, afirma a secretária.

Leia também: São Paulo Amplia Atendimento E Organiza Fila De Oncologia No Estado

A Lei dos 30 dias (13.896/2019) estabelece que, em caso de suspeita de neoplasia maligna, o paciente deve realizar os exames diagnósticos em até 30 dias, também está em vigor a Lei dos 60 dias (12.732/2012) que garante a realização da cirurgia para pacientes com confirmação de câncer em até 60 dias. 

O diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet, reforçou que a instituição tem feito contratações e investimentos para ampliar o número de atendimentos aos pacientes com câncer. “Trabalhamos todos os dias para garantir o melhor atendimento aos nossos pacientes. Estamos ampliando o número de médicos na oncologia clínica e também temos otimizado nosso centro cirúrgico, o que tem permitido que estejamos batendo recordes de procedimento este ano”, diz Zanchet.

Designed by @rido81 / freepik

A secretária também vistoriou a obra de um espaço que será usado para estruturar o Laboratório Anatomo-Patológico e salas de apoio administrativo. Com a nova área, a unidade vai ganhar espaço para ampliar 18 novos leitos de internação.

Leia também: Sergipe Possibilita Tratamento Em Domicílio Para Pacientes Oncológicos Graves Do Huse

Para Michel Scaff, do Núcleo Estratégico e Compliance da Fahece, organização social que faz a gestão do Centro, a reunião foi positiva e contribuiu para fortalecer o propósito existencial da Fundação, de fortalecer a esperança de todos que procuram os serviços do SUS. “A Fahece sempre esteve ao lado do Estado catarinense para qualificar o atendimento à população de saúde. Existimos porque há a preocupação em prestar serviço de qualidade ao catarinense”, disse.

Participaram da reunião por parte do Cepon o gerente administrativo, Bruno Rezende, o gerente de enfermagem, Lucas Bordignon e o coordenador da Residência Médica, Dr. Breno Santiago Bezerra de Lima.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

31 minutos ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

35 minutos ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

36 minutos ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

46 minutos ago

Forbes revela 6 hábitos de sucesso e 3 coisas para eliminar da vida

O sucesso não acontece por acaso. Mas você já se perguntou o que as pessoas…

53 minutos ago

Especialista alerta para o “fim” da Era do Bitcoin; preço vai despencar?

O Bitcoin sempre foi cercado por previsões otimistas e catastróficas. Mas desta vez, um alerta…

58 minutos ago