Chamadas

Governo decide sobre volta do horário de verão 2023

Neste ano, o governo sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, encontra-se em meio a reflexões e decisões significativas a respeito da implementação do horário de verão, uma prática historicamente adotada com a premissa de promover a economia de energia nos meses de temperatura elevada.

A relevância e a eficácia desta medida têm sido alvo de debates intensos, dado que especialistas do setor elétrico questionam sua atual validade, argumentando que o ajuste temporal já não oferece mais os benefícios de alívio ao sistema nem de redução no consumo energético que justificaram sua criação.

Diante desse contexto, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, manifestou-se recentemente, declarando que, para o ano de 2023, o horário de verão não será incorporado. As justificativas e as implicações desta decisão, juntamente com as opiniões divergentes sobre o tema, serão exploradas e analisadas ao longo deste artigo.

Governo decide que não retornará o horário de verão

Conforme esclarecido por Silveira, a implantação do horário de verão para 2023 está condicionada unicamente à presença de “provas concretas de sua necessidade.”

“É crucial mantermo-nos vigilantes e prudentes quanto às afirmações sobre a concretização ou não do horário de verão. Ele será posto em prática, evidentemente, apenas se existirem indícios e provas de uma necessidade para garantir a segurança do abastecimento do setor energético nacional”, enfatizou.

Os técnicos do Ministério de Minas e Energia estão convergindo para a conclusão de que a reintrodução do horário de verão neste ano não se faz necessária.

Entretanto, a palavra final sobre a execução do horário de verão não é exclusivamente do Ministério de Minas e Energia. Efetivamente, é o Palácio do Planalto que pondera tanto os dados técnicos quanto as influências políticas e, se imprescindível, promulga um decreto concernente ao horário de verão.

A percepção predominante é de que, atualmente, o estado dos reservatórios e a acessibilidade a fontes renováveis de energia estão em condições satisfatórias para garantir o fornecimento energético.

A implementação do horário de verão foi revogada por decreto em 2019, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), argumentando-se que a iniciativa já não se justificava mais do ponto de vista do setor elétrico.

Leia também | Governo Divulga As Datas Do Bolsa Família De Outubro! Confira!

Bares e restaurantes pedem volta do horário de verão

A Associação Nacional de Bares e Restaurantes (Abrasel) remeteu uma correspondência a Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, solicitando a reinstituição do horário de verão no Brasil. Conforme declarado pela associação, a iniciativa tem uma repercussão positiva imediata nas receitas dos estabelecimentos do setor, apresentando uma ascensão de 10% a 15%.

“Em uma fase onde o segmento está em processo de recuperação dos danos financeiros ocasionados pela crise sanitária, a adoção dessa estratégia favoreceria uma indústria responsável por prover sustento direto a mais de 7 milhões de cidadãos brasileiros, englobando aproximadamente 1,5 milhão de negócios em território nacional”, argumenta a Abrasel na carta remetida na terça-feira (26) ao referido ministro.

A Abrasel sublinha que tal prática impulsiona o setor econômico, com ênfase no comércio e no turismo, pois os visitantes têm a tendência de otimizar seus roteiros turísticos, prolongando suas experiências até horários mais avançados. A associação, além disso, fez a remessa de um documento, tratando do mesmo tema, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos ministros Geraldo Alckmin, da pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Celso Sabino, encarregado pelo Turismo.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago