Chamadas

Governo estuda três novidades no pagamento de salários do INSS

Governo pensa novamente em ajudar os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), liberando como fez no ano passado, a antecipação do 13° salário.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Outra medida é o aumento do limite de crédito do empréstimo consignado. A Media Provisória foi aprovada pela Câmara dos Deputados, aumentando de 35% para 40% o limite para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contratarem crédito consignado com base no valor do benefício. Servidores públicos federais e estaduais e trabalhadores com carteira assinada (CLT) também poderão usufruir do novo limite.

Também é provável que o governo leve para análise e votação, o Projeto de Lei para ser analisado e votado nos próximos meses. O PL cria o 14° salário que seria liberado, em casos em que a Covid-19 cresça mais no país.

A 2ª onda da Covid-19 está forçando o Governo Federal a criar diversas medidas, para aplicar dinheiro na economia brasileira. Evitando que a renda do país não sofra uma nova queda e possa proteger os cidadãos, inclusive os segurados do INSS.

Entre as medidas lançadas ou estudadas pelo governo está a liberação de novas parcelas do auxílio emergencial, o retorno do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e a antecipação do abono salarial PIS/Pasep.

Antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que os aposentados e pensionistas do INSS irão receber, de forma antecipada, o 13º salário. Porém, para que seja liberado o Congresso Nacional precisa aprovar o Orçamento de 2021, que segundo informações, deverá ser votado no final de março.

Em 2020, A primeira parcela foi liberada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. A segunda parte do 13º foi pago entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O governo deverá antecipar o pagamento nas mesmas datas do ano passado.

Aumento na margem do empréstimo consignado do INSS

A Medida Provisória 1.006/2020, que aumenta de 35% para 40% a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS foi aprovada, na última segunda-feira (08), na Câmara dos Deputados.

Sendo assim, 35% poderá ser usado pelo segurado em empréstimos, financiamentos ou em operações de arredamento mercantil. Já os 5% para utilizar nas operações com cartão de crédito.

Em 2021, o texto trouxe algumas mudanças, como a inclusão de militares, servidores públicos federais e estaduais ativos e inativos e trabalhadores com carteira assinada (CLT). O texto original só garantia o aumento no limite do empréstimo consignado aos aposentados e pensionistas do INSS.

As demais categorias de trabalhadores foram incluídas pelo relator na Câmara, o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM).

Os servidores estaduais e municipais deverão ficar atentos, porque o aumento da margem de crédito só se aplicará se existirem leis locais que definam percentuais maiores.

O relator também acrescentou uma carência de 120 dias para novos empréstimos ou para operações já realizadas e que poderão ser renegociadas. Sendo que os juros e encargos, continuarão a ser cobrados, durante o período de carência.

Para se tornar lei a Medida Provisória precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. A aprovação deve incluir as novas alterações feitas pelo deputado Alberto Neto. A Medida Provisória deve ser votada ainda está semana.

14º salário para aposentados e pensionistas do INSS

Bastou ventilar que o 13° salário do INSS seria antecipado para que voltasse os argumentos para aprovação do 14° salário. Isso porque, no ano passado, ao ter o benefício antecipado, os segurados ficaram sem nenhum recurso extra no final do ano.

O Projeto de Lei n° 3.657/20 que visa dobrar o abono dos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social, criando assim o 14° salário. No entanto, o texto não chegou a ser votado e, pelo jeito ficará de fora mais uma vez.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Limbo previdenciário e seu impacto no trabalhador. Como proceder?

Recentemente, uma empresa de alimentos e bebidas foi condenada pela 11ª Vara do Trabalho da…

40 segundos ago

Nova lei suspende CNH por dívidas em 2025? Entenda a verdade

Nos últimos meses, tem circulado a informação de que motoristas podem ter a Carteira Nacional…

46 segundos ago

Contadores, vocês suspeitam de empresas de laranja entre seus clientes? Saibam como prevenir a lavagem de dinheiro

Contadores, vocês suspeitam de empresas de laranja entre seus clientes? Saibam como prevenir a lavagem…

4 minutos ago

O que pode acontecer com preço das passagens de avião com a Reforma Tributária

A recente aprovação da reforma tributária no Brasil trouxe à tona diversas discussões, especialmente no…

5 minutos ago

Reforma tributária: até 20 anos para recuperação de créditos em empresas? Entenda

A reforma tributária de 2025 trouxe uma série de mudanças, mas uma das que mais…

16 minutos ago

Quais despesas colocar na declaração para aliviar o imposto de renda

É sabido que declarar o Imposto de Renda pode ser uma tarefa desafiadora, mas com…

27 minutos ago