Chamadas

Governo libera crédito para caminhoneiros antecipar frete

O Governo Federal vai liberar uma linha de crédito que vai permitir ao caminhoneiro receber antecipadamente o pagamento de fretes.

Nesta sexta-feira (4), a Caixa Econômica Federal anunciou o lançamento dessa linha de crédito que vai favorecer o caminhoneiro. Os recursos serão depositados diretamente na conta do trabalhador autônomo com uma antecedência de 120 dias. De acordo com o banco, a taxa de juros dessa linha de crédito ficará em 1,99% ao mês.

O caminhoneiro quando contratar o Caixa Transportes, terá o pagamento de frete de foma mais rápida. Por causa dos descontos para cobrir os juros cobrados pelo banco, o valor que será repassado ao caminhoneiro será menor.

Sendo assim o caminhoneiro receberá o dinheiro à vista por meio de crédito em conta na Caixa, ou pelo aplicativo Caixa Tem na conta poupança digital.

De acordo com o banco, poderão ser antecipados os fretes registrados nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda com base na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que a nova linha de crédito vai beneficiar os caminhoneiros, dando mais renda, em um momento em que os combustíveis enfrentam aumentos de preços.

“Antes, os caminhoneiros, quando não tinham os recebíveis, tomavam crédito a 10%, 15% ou 20% [de juros] ao mês. Quando eles começam a tomar a partir de 1,99% [ao mês], isso é o que a gente chama na economia de efeito-renda. Quando tem essa redução, há um valor muito grande que pode ser usado para pagamento de diesel ou de reformas do caminhão”, disse Guimarães, na cerimônia de lançamento da linha de crédito.

Agora as empresas de transportes de cargas quando contratar o serviço de frete a prazo vai poder pedir à Caixa que antecipe seu pagamento diretamente ao transportador autônomo. Elas terão que solicitar a habilitação do limite em qualquer agência, mediante avaliação de crédito. Quando o for disponibilizado o limite, a operacionalização será realizada digitalmente pelo gerente financeiro do banco.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

35 minutos ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

7 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

7 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago