Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O Governo federal já há muito tempo vem planejando mudar o Bolsa Família, e agora quer também um programa para substituir o auxílio emergencial.
O Ministério da Cidadania já está estudando uma forma de substituir o auxílio emergencial e o Bolsa Família. Com a possibilidade desse benefício ter um valor maior que ambos os auxílios atuais.
O início seria em agosto, como quer alguns parlamentares, segundo o senador Fernando Bezerra. O auxílio emergencial e o Bolsa Família e outros programas deverão ser substituídos pelo novo benefício, e deverá alcançar um número maior de brasileiros.
Está sendo desenvolvido pela equipe da Cidadania, um projeto que deverá ser posto em prática após o fim do auxílio emergencial. Até julho o texto deverá estar finalizado, e em agosto ser lançado.
Enquanto o valor do novo benefício não é definido, especula-se que deverá ultrapassar os R$ 192 do Bolsa Família e os R$ 250 do auxílio emergencial.
A viabilidade do novo programa está sob responsabilidade do Ministério da Cidadania, que já gerencia o Bolsa Família, bem como o auxílio emergencial. No entanto, para ser lançado o novo benefício, será necessário que o orçamento destinado ao Bolsa Família seja transferido para o novo projeto. O que não iria trazer nenhuma dívida aos cofres públicos.
Governo Federal quer criar o BIP (Bônus de Inclusão Produtiva), que será destinado para os trabalhadores informais e jovens estudantes que não estudam e nem trabalham
O programa disponibilizará vagas de emprego aos integrantes que participarem dos cursos profissionalizantes a distância.
Paulo Guedes, ministro da Economia, em 28 de abril, tinha novamente comentado sobre o assunto, dizendo que o Governo vai lançar o programa. Também afirmou que a intenção é ajudar cerca de 40 milhões de trabalhadores informais e os demais que recebem o auxílio emergencial.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…