Imagem por @ilixe48 / freepik
Na tentativa de conter demissões em massa e compensar medidas de restrição a benefícios trabalhistas, o governo estuda tributar mais as empresas que estão demitindo acima da média do setor em que se enquadra.
De acordo com uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a ideia já conta com apoio de centrais sindicais, mas enfrenta resistência do setor produtivo.
Dados do Dieese mostram que, entre 2002 e 2013, cerca de 45% dos profissionais foram demitidos com menos de seis meses de contrato. Já 65% sequer atingiram um ano completo de empresa.
Demissões em massa assustam, sobretudo, o setor automotivo. Com vendas em queda e pátios lotados, montadoras como a General Motors continuam com planos de demissão em massa, suspensão dos contratos de trabalho (lay-off) por dois meses e férias coletivas.
Outra preocupação do governo é conter o desemprego no País, que apresentou a menor taxa já registrada pelo IBGE. Em 2014, o índice foi de 4,8% nas seis regiões metropolitanas, ante 5,4% no ano anterior.
Um grupo técnico criado por líderes sindicais e coordenado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos) vão apresentar nesta quarta-feira (25) com ministros e técnicos do governo, em Brasília, propostas para para diminuir a alta rotatividade no mercado.
Segundo um dos técnicos, Clemente Ganz, a ideia é mostrar que é possível reduzir os custos e o tempo dos trabalhadores que buscam o seguro-desemprego por melhorias dos sistemas já existentes.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…