Chamadas

Incrível! Governo pode dar dois presentes para quem trabalha de carteira assinada

Trabalhadores de todo país que exercem atividade de carteira assinada poderão contar muito em breve com duas novas modalidades de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Uma dessas modalidades, inclusive, já foi aprovada pelo CCFGTS (Conselho Curador do Fundo de Garantia), e está prevista para ser liberada a partir de abril.

Já o outro mecanismo de saque do Fundo de Garantia, ainda dependerá do aval do Congresso Nacional e poderá beneficiar milhões de pessoas em todo país.

Primeiro presente

A primeira novidade diz respeito à possibilidade dos trabalhadores utilizarem o FGTS que ainda nem possuem para ajudar na compra de um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Chamado de FGTS Futuro, o trabalhador que quiser comprometer os próximos depósitos do Fundo de Garantia com para ajudar a comprar um imóvel, poderá realizar essa opção.

Dessa forma, o FGTS Futuro permitirá uma redução no valor das parcelas destinadas aos financiamentos habitacionais. A nova função será recomendada para pessoas que não possuem condições para dar entrada, ou que não possuam entrada suficiente.

Logo, os trabalhadores poderão utilizar o FGTS Futuro para dar uma entrada no financiamento com valor maior, podendo então reduzir o número de parcelas para a quitação do imóvel. Inicialmente a utilização do FGTS Futuro será destinada para os trabalhadores que recebem até R$ 2.400.

Segundo presente

Já pensou em utilizar o saldo do FGTS para ajudar a dar uma entrada maior, ou até mesmo para comprar um carro quitado? Pois é, está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2.679/22.

A proposta liberará o saldo do Fundo de Garantia para que os trabalhadores possam comprar um carro novo ou usado, a escolha. A medida também servirá para reaquecer o mercado de automóveis, que teve sua primeira baixa no final de 2022 quando comparado a 2021.

No geral, a proposta sugere o uso do FGTS da mesma forma utilizado para compra de um imóvel, ou seja, o trabalhador poderá utilizar o saque para ajudar a dar uma entrada ou comprar um veículo até mesmo quitado.

O texto ainda está em análise na Câmara dos Deputados e tramita em caráter conclusivo, caso a proposta seja aprovada na Câmara o mesmo seguirá para votação no Plenário do Senado e por fim para sanção ou veto presidencial.

Para este benefício ainda não há uma data de liberação, tendo em vista todo o caminho que o projeto de lei tem para seguir nos próximos meses.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

15 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

21 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

21 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

21 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

21 horas ago