O abono salarial do PIS/Pasep é um dos assuntos de maior interesse dos trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada, afinal o benefício funciona como uma espécie de 14º salário pago pelo governo aos trabalhadores que se enquadram nas regras do benefício.
No entanto, por ser um assunto muito importante e buscado frequentemente por milhares de pessoas, o assunto muitas vezes é cercado por dúvidas, seja com relação ao pagamento, as regras do programa assim como quem tem direito.
No cenário atual, uma dúvida muito comum e que nós também recebemos é sobre o pagamento do abono salarial do ano que vem, se o mesmo poderá contemplar quem trabalhou em 2021 e 2022.
Abono salarial de 2023 vai pagar o benefício ano-base 2021 e 2022?
É importante esclarecer não haver nenhuma confirmação por parte do governo, de que o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep do ano que vem será destinado aos trabalhadores que exerceram atividade em 2021 e 2022.
A projeção do governo é de que o pagamento do abono salarial no ano que vem seja destinado exclusivamente para os trabalhadores que exerceram atividade no ano-base de 2021.
Dessa forma, para quem trabalhou neste ano, o pagamento do PIS/Pasep deve ocorrer apenas em 2024, isso, caso o governo siga os mesmos parâmetros deste ano.
Vale lembrar que em 2021 o pagamento do abono salarial ano-base 2020 acabou sendo adiado, dessa forma, o governo acabou optando por pagar o benefício em 2022. Logo a projeção deve ser está:
- Pagamento do abono ano-base 2020: ocorreu em 2022;
- Pagamento do abono ano-base 2021: ocorrerá em 2023;
- Pagamento do abono ano-base 2022: deverá ocorrer em 2024.
No entanto, vale lembrar que a confirmação para esse pagamento acontecerá quando o governo tiver aprovado o teto de gastos de 2023 e definido o Orçamento anual, que já destina determinado valor para cada gasto público no decorrer do país.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp