Chamadas

Governo pretende liberar o saque emergencial do FGTS em 2021

O Governo parece ter entendido que não vai ser possível evitar a volta do auxílio emergencial, como também oferecer outras formas de ajuda aos trabalhadores de baixa renda.

Já foi liberado no dia 11 de fevereiro a antecipação do PIS/Pasep 2020/2021 (ano base 2019) para os trabalhadores do setor privado, nascidos entre março e junho, e para os servidores públicos com número final de inscrição no Pasep de 6 a 9.

Existe a possibilidade do governo antecipar o PIS/Pasep 2021/2022 (ano base 2020).

Antecipação do 13º do INSS

O ministro da Economia, Paulo Guedes confirmou que poderá antecipar o 13° salário do INSS, porém não divulgou quando será. A principio está valendo o que já foi determinado no ano passado, que em 2021, a primeira parcela do 13° salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do seguro Social (INSS) será paga em agosto e a segunda parcela em novembro.

FGTS emergencial

Existe também a intenção do governo em liberar o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2021.

No ano passado, através da Medida Provisória de n° 946 de 7 de abril de 2020, o governo liberou o saque emergencial do FGTS para 51 milhões de trabalhadores, com o objetivo de amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Os saques foram realizados até o dia 31 de dezembro de 2020.

Tudo indica que o saque emergencial do FGTS será liberado em 2021, até porque, a liberação não traria gastos extras aos cofres públicos, configurando apenas como uma antecipação de um recurso já previsto.

Em 2021, sendo liberado o saque emergencial, o valor permitido será de até um salário mínimo (RR$ 1.100).

Lembrando que a Caixa Econômica Federal permite o resgate do valor das contas ativas (emprego atual) bem como das contas inativas (empregos anteriores).

Será possível consultar o valor disponível do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço através do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

57 minutos ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

1 hora ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

2 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

3 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

10 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

12 horas ago