Foto: Reprodução/Governo do Brasil
O Governo Federal resolveu dar uma chance aos estados que ainda não estão preparados para começarem a emitir a nova Carteira de Identidade (CIN), também chamada de novo RG. Por isso, o prazo foi esticado para o dia 6 de novembro.
O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que concede mais tempo para os que ainda não estão aptos a emitirem o novo documento.
Leia Também: NF-E Complementar: O Que É E Em Quais Casos É Possível Usá-La
A nova Carteira de Identidade (CIN) vai levar em conta somente o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), desta forma, a CIN passa a ter validade em todo o país, o que significa que o antigo número de RG vai deixar de ser utilizado. Antes o prazo para os estados se adaptarem às novas regras era este mês de março.
O que fez o governo prorrogar o prazo foi a constatação de que somente 11 estados cumpriram as exigências. Já estão emitindo o novo documento: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo informações do governo, duzentas mil pessoas já emitiram a nova carteira de identidade e 175 mil fizeram o download da versão digital no aplicativo GOV.BR.
A CIN é emitida com o QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone, Isso permite verificar se o documento é verdadeiro ou se foi furtado, ou até extraviado.
Ela também vem com o código internacional chamado MRZ, que serve como documento de viagem. O número é utilizado em passaportes, mas até o momento os brasileiros só conseguem sair do país sem passaporte, apenas com a identidade, se for para países da América do Sul, regra que já existia antes do anúncio do novo documento.
Leia Também: FGTS: Saiba Se A Empresa Está Depositando O Seu Fundo De Garantia
Para tirar a nova carteira de identidade, você vai precisar dos seguintes documentos:
Os cidadãos terão acesso à nova CIN em formato digital, pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. Após a emissão do documento impresso, o usuário poderá baixar o app (disponível para Android e iOS), fazer o cadastro, e acessar o documento pelo telefone celular, pelo tablet ou pelo computador.
De acordo com o decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…