Chamadas

Governo prorroga recadastramento de armas até 3 de maio

Foi publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União, o decreto que prorrogou o prazo para o recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm). O prazo terminaria nesta quinta-feira, 30 de março, porém, o governo estendeu o prazo até 3 de maio deste ano.

A justificativa para que o prazo tenha sido prorrogado foi dada pela a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que em nota disse que a decisão foi tomada para assegurar “melhor adequação da Polícia Federal no cumprimento da atividade de recadastramento atribuída ao órgão policial”, considerando as dimensões continentais do país.

O Sistema Nacional de Armas (SINARM), gerenciado pela Polícia Federal, é responsável pelo controle de armas de fogo em poder da população.

As armas registradas no SINARM tem como finalidade a defesa patrimonial, não podendo ser transportada ou usada em outro endereço que não seja o que ela se encontra cadastrada.

Ficou determinado que todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sinarm, ainda que já registradas em outros sistemas.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29), afirmou que o processo tem sido tão bem sucedido que o número de armas recadastradas já é maior do que o de armas originalmente cadastradas nos sistemas oficiais. 

O ministro se referiu ao último balanço realizado sem citar novos números, da semana passada, 81% das 762.365 armas de CACs, registradas no Sigma, haviam sido recadastradas na Polícia Federal. As mais de 613 mil armas recadastradas superam a meta do governo, que era chegar a 80% de recadastramentos feitos.

“O recadastramento é para separar o joio e o trigo. Temos mais armas recadastradas do que cadastradas. Aqueles que diziam que queríamos fazer o cadastramento para confiscar armas, estamos contribuindo para que quem estava na ilegalidade venha à luz da lei”, disse o ministro aos deputados.

Leia Também: Nova Regra Fiscal: Proposta Limita Despesas A 70% E Zera Déficit Em 2024

Quando começou o recadastramento?

O recadastramento atual, teve início em fevereiro, está sendo feito pela PF e pretende condensar todas as informações sobre armamento civil no Sinarm, incluindo aquelas que ficam no banco de dados do Exército. 

O recadastramento foi uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que decidiu suspender os registros para aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs. 

Quem não fizer o recadastramento de armas, sofrerá sanções, como a apreensão das peças, segundo o governo. 

Os proprietários que não desejarem mais manter a propriedade de armas poderão entregá-las em um dos postos de coleta da Campanha do Desarmamento, autorizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 minutos ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago