Chamadas

Governo quer liberar auxílio emergencial dia 18 de março

O Governo está esperando a PEC Emergencial ser aprovada na Câmara dos Deputados, sem alterações, para não precisar passar por nova votação no Senado.

No Senado a PEC Emergencial foi aprovada em 2 turnos e, depois foi encaminhada para a Câmara dos Deputados, que já aprovou em 1° turno na quarta-feira (10), e a segunda votação sendo realizada no 11 de março. Porém, existe a possibilidade de haver alterações no texto, o que obrigaria o retorno para o Senado analisar e votar.

A primeira vez que a proposta foi apresentada foi ainda em 2019, quando o governo tinha o objetivo de criar mecanismos de restrição de gastos em momentos onde o governo federal, estados e municípios estivessem em situação de emergencial fiscal.

Mas, o projeto ficou em segundo plano por causa do novo coronavírus, no entanto, com o encerramento do pagamento das nove parcelas do auxílio emergencial, o texto voltou a ter atenção dos parlamentares.

O Governo aproveito, para deixar claro, que para o auxílio emergencial ser liberado, precisaria da aprovação da PEC Emergencial.

PEC Emergencial

A PEC Emergencial não vai determinar quais são as regras da nova rodada do auxílio emergencial, nem definir valor de parcelas, e tão pouco quem terá direito ou suas formas para pagamento. Essas definições virão através de uma medida provisória editada pelo governo, que encaminhará para ser aprovado pelo Congresso.

Na realidade, a PEC Emergencial irá criar a base para o novo auxílio, ou seja, flexibiliza as regras fiscais para que o governo tenha espaço no Orçamento para realização dos pagamentos, deixando os gastos com auxílio fora do teto.

Auxílio pode ser liberado dia 18

O Ministério da Cidadania quer que o novo auxílio emergencial seja liberado a partir de 18 de março, mesma data em que começará a ser pago o Bolsa Família.

Os beneficiários do Bolsa Família foram incluídos na nova rodada do auxílio emergencial, o que significa, que eles serão os primeiros a receber as novas parcelas do auxílio, começando, ser for liberado, no dia 18.

Como o Senado já aprovou a PEC Emergencial, a dependência fica com a possivel aprovação dos deputados, em segundo turno. Sendo aprovada sem alterações, o governo enviará um projeto de lei ou medida provisória com as definições de pagamento da nova rodada para que o pagamento possa acontecer a partir do dia 18 de março.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

14 minutos ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

4 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

4 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

5 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

7 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

8 horas ago