O atraso no calendário de repasse do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, criou uma uma verdadeira confusão na cabeça dos trabalhadores. Isso porque, o ano-base 2020 deveria ter sido pago ano passado, no entanto, o governo adiou o pagamento para 2022.
Com isso o calendário do ano-base 2021 que deveria ser pago em 2022, foi transferido para 2023. E o calendário do ano-base 2022 que deveria ser pago no ano que vem, só deverá ser liberado em 2024.
Quem pode receber o PIS/Pasep?
Embora o calendário de pagamento tenha sofrido alterações, as regras do benefício continuam as mesmas.
Poderão receber o abono salarial, os trabalhadores que cumprirem os seguintes requisitos:
- Ter recebido salário mensal médio de até 2 salários mínimos no ano-base de apuração;
- Ter inscrição no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Estar com os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial.
Quando serão pagos os próximos abonos salariais?
Por enquanto ainda não foi decidido quando será liberado o calendário do PIS/Pasep. Neste caso, quem exerceu atividade remunerada formal entre 2021 e 2022 deverá aguardar o anúncio do governo definindo quando o abono salarial será pago
Não existe a possibilidade do governo liberar no ano que vem o abono 2021 e 2022. Desta forma, o mais certo é que no ano que vem seja liberado o abono salarial referente ao ano-base 2021.
Por isso, o abono salarial deverá ser pago da seguinte forma:
Pagamento do PIS/Pasep 2021 deve ocorrer em 2023;
O pagamento do PIS/Pasep 2022 deve ocorrer em 2024.
Como consultar
Para o trabalhador consultar o abono salarial PIS/Pasep, deverá baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ligar para a central Alô Trabalho no número 158 ou acessar o portal gov.br.
Ainda é possível sacar o abono salarial 2019
O PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 ainda pode ser sacado pelo trabalhador que ‘esqueceu’ de retirar o valor na época em que foi liberado.
Em 2019, mais de 300 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial, conforme informou a Caixa Econômica Federal.
Para retirar o dinheiro será preciso fazer uma requisição formal pedindo para sacar o PIS ano base-2019. Você irá enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected] (troque a sigla uf pela a sigla do seu estado. Exemplo: [email protected]).
No e-mail, o trabalhador deverá informar que deseja sacar o PIS esquecido referente ao ano-base 2019. Após finalizar o pedido e enviar o e-mail, ele terá até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar o valor. Quem não sacar o dinheiro no prazo estabelecido terá que esperar por uma nova autorização do governo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp