Imagem: freepik / editado por Jornal Contábil
O governo federal planeja estender o programa Desenrola por mais três meses, conforme anunciado pelo secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto. O programa de renegociação de dívidas, originalmente programado para encerrar em 31 de dezembro, será prorrogado até os primeiros meses de 2024. A iniciativa abrange dívidas negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.
Leia também: Desenrola Brasil: Governo Quer Estender Programa Por Mais Três Meses
A intenção é beneficiar a população, facilitando a negociação de débitos. O secretário mencionou que o governo enviará uma Medida Provisória ao Congresso Nacional na próxima semana para formalizar a extensão do programa. Além disso, está sendo discutida a eliminação do requisito de ter uma conta Gov.br prata ou ouro para acessar a plataforma, buscando aumentar o acesso da população à iniciativa.
Marcos Barbosa Pinto explicou que o governo está em diálogo com bancos e a B3 para encontrar uma solução que mantenha a segurança da plataforma, eliminando a exigência de conta prata ou ouro. Após o período de extensão do programa, a ideia é manter a plataforma do Desenrola disponível para que credores e devedores continuem a negociar, embora sem a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO).
Leia também: Desenrola Brasil: Brasileiros preferem o parcelamento aos descontos do pagamento à vista
A Faixa 1 do Desenrola, desde outubro, renegocia dívidas de até R$ 5 mil na plataforma desenvolvida pela B3. A proposta é ampliar o refinanciamento para débitos de até R$ 20 mil se, após os 40 primeiros dias, ainda houver recursos disponíveis no FGO. A perspectiva é manter a plataforma como um legado para a sociedade, facilitando futuras negociações entre credores e devedores.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…