Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
À partir desta quinta-feira, 23 de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que parte dos brasileiros que estão enfrentando problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem poderão liberar o acesso enviando documentos através do aplicativo de mensagens WhatsApp.
Desde a semana passada os beneficiários do Auxílio Emergencial e FGTS Emergencial vem relatando o recebimento de um aviso para comparecimento à agência da Caixa portando documento de identidade afim de comprovar que são os titulares das contas e assim fazer o desbloqueio dos serviços do aplicativo.
A instituição confirmou o bloqueio de “centenas de milhares” de contas, devido à identificação de possíveis fraudes.
É preciso deixar bem claro que, apenas quem teve o acesso bloqueado em razão de “inconsistências cadastrais” poderá usar o WhatsApp para o envio dos documentos. Já quem teve o acesso bloqueado devido à suspeita de fraude (cerca de 51% dos bloqueados), continuará tendo que comparecer a agência mais próxima com o documento de identificação.
De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, cerca de 49% das pessoas que estão bloqueadas de acessar o Caixa Tem, apresentam “inconsistências cadastrais”, sem qualquer indício de fraude.
À partir de hoje (23), as pessoas que estão com este problema poderão utilizar-se do aplicativo Caixa Tem para solicitar o desbloqueio. O próprio aplicativo lhe trará todas as instruções sobre como enviar os documentos pelo WhatsApp.
Ainda de acordo com Pedro Guimarães, com o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer no máximo em 24 horas.
O presidente da Caixa, Predo Guimarães afirmou que as pessoas não devem acessar links diretamente pelo WhatsApp ou por redes sociais. Deve ser acessado única e exclusivamente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem, pois o mesmo é o único link confiável para envio de documentos particulares ao banco.
O presidente da Caixa informa que “Nenhum outro aplicativo tem validade [para pedir documentos]. O único app em que essa informação é válida é o do Caixa Tem. É relevante isso para evitar qualquer envio de documentação dos clientes para pessoa que não esteja efetivamente analisando a questão.”
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