Imagem por @lucky7trader / freepik
Nesta terça-feira (22), os estados brasileiros decidiram por uma alíquota fixa no valor de R$ 0,999 pelo litro de diesel. A decisão dos estados vem para atender a lei que visa reduzir o preço do combustível no país, que entrou em vigor no dia 11 de março.
A decisão dos estados refere-se a um valor maior do que o que vem sendo aplicado atualmente, onde em regra atual a alíquota cobrada considera um percentual do valor de referência na maioria dos estados.
Contudo, apesar de ter uma alíquota maior, a perspectiva das negociações é de que os estados vão poder ceder “descontos” para essa alíquota de R$ 0,999 por litro de diesel.
Todavia, como os estados vão poder conceder descontos, em regra geral, não haverá mudanças e tudo seguirá como contínua, ou seja, o consumidor final não sentirá mudanças relevantes no preço do diesel praticado nas bombas dos postos.
Apesar de não haver mudanças significativas para o consumidor final, a mudança do percentual sobre os preços para um valor fixo sobre o litro reduzirá os efeitos da alta volatilidade da cotação internacional do petróleo aos consumidores, o que atende a nova lei que entrou em vigor no dia 11.
Assim, a cobrança do imposto sobre o diesel passa a ser monofásica, ou seja, concentrada em uma única fase da cadeia de comercialização como determina a nova legislação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…