Imagem: Receita Federal
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada pela empresa, contribuinte individual, facultativo, segurado especial e empregador doméstico.
No artigo de hoje vamos explicar como emitir a Guia GPS.
A Guia da previdência social, conhecida como GPS, é o documento utilizado para recolher as contribuições sociais que são utilizadas por pessoas físicas ou jurídicas referente ao seguro do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Facultativamente, esse procedimento também poderá ser utilizado pelos contribuintes individuais, contribuintes facultativos e pelo empregado doméstico.
Por meio do recolhimento da GPS, os contribuintes podem garantir seus direitos previdenciários.
Outra dúvida muito comum está relacionada ao preenchimento da GPS, como ele é realizado, para simplificar fizemos um passo a passo que vai te ajudar neste momento. Confira o passo a passo abaixo:
Vamos falar sobre 5 modalidades de pagamento da previdência social. Confira a lista abaixo:
Para pagamento de uma ou mais guias geradas pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), mediante débito em conta.
Para utilização deste serviço, é preciso realizar o cadastro do usuário, criar a senha de acesso e uma assinatura eletrônica na agência bancária onde sua empresa possui conta.
É possível realizar a contribuição previdenciária em uma casa lotérica, porém o limite é de R$1.000,00.
Essa opção possibilita o recolhimento em horário diferenciado do atendimento bancário, conforme horário normal de atendimento da lotérica.
Também é possível realizar o recolhimento da Guia através da internet como já mencionamos acima.
É simples, apenas selecione como método de pagamento o internet banking, e para ser possível utilizar o serviço.
Em alguns bancos é necessário que você procure a agência onde deseja efetuar o pagamento online para realizar o cadastro da sua assinatura eletrônica.
Você pode realizar o pagamento da sua guia utilizando o débito em conta, para isso basta realizar o cadastramento antecipado para autorizar o agendamento do débito, que será realizado mensalmente na conta indicada
É possível também realizar o pagamento através de caixas eletrônicos.
Imagem por gov.br
O preenchimento da sua guia online também é uma opção, ele é realizado pelo site ou aplicativo MEU INSS através dele é possível baixar, preencher e enviar.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…