Fique Sabendo

Gratuidade para conta de acesso ao Bolsa Família é assegurada

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) designou à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a tarefa de assegurar a isenção de custos na abertura e manutenção de contas para acesso ao benefício. Essa medida visa garantir a disponibilidade de cartão bancário, consulta de saldos e extratos, além do acesso aos saques.

As iniciativas de inclusão bancária estão entre as novas diretrizes para a gestão de pagamentos e cartões do Bolsa Família, divulgadas nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União. Nesse contexto, também foram estabelecidas práticas vedadas na relação com os beneficiários, como a imposição ou indução à aquisição de serviços ou produtos bancários condicionados ou vinculados ao recebimento do Bolsa Família.

Leia também: Veja O Calendário De Pagamentos Do Bolsa Família Para 2024

Além de manter uma rede de canais de pagamento alinhada às necessidades do Bolsa Família, a Caixa também fica encarregada de definir anualmente o calendário de pagamentos.

A publicação aborda as responsabilidades de outros intervenientes na administração e pagamento do benefício, incluindo o próprio MDS, que, além de estabelecer normas complementares ao programa, tem a função de orientar estados e municípios, promovendo a articulação entre os participantes do Bolsa Família.

Leia também: Veja A Lista De Remédios Gratuitos Do Bolsa Família E Como Solicitar

Calamidade pública

A responsabilidade pela garantia na distribuição de cartões do programa e pelo pagamento de benefícios do Bolsa Família em situações de emergência ou calamidade pública é compartilhada entre agentes estaduais e municipais. Em tais circunstâncias, foram acordadas medidas em conjunto com a Caixa Econômica Federal para flexibilizar o calendário de pagamento e estender os prazos para a atualização cadastral.

As ouvidorias da Caixa e do MDS foram estabelecidas como canais destinados a receber reclamações e denúncias de irregularidades relacionadas às novas diretrizes.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago