Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Começa nesta sexta-feira (1º), a greve por tempo indeterminado dos servidores do Banco Central do Brasil. A greve pode trazer impactos no funcionamento do PIX assim como de outras atividades da autoridade monetária.
A greve por tempo indeterminado já havia sido anunciada no início desta semana, assim como a informação de que iria começar a partir desta sexta-feira (1º de abril), após uma assembleia em que teve a adesão de 90% do quadro de servidores.
A greve dos servidores públicos não deverá fazer com que as transferências via Pix parem de funcionar, conforme informou Fábio Faiad, presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).
Contudo, para Faiad, os serviços relacionados ao cadastramento de novas chaves, assim como a manutenção e o monitoramento do serviço vão estar comprometidos com a paralisação dos servidores.
O Banco Central havia informado que possui planos de contingência para manter os sistemas essenciais em pleno funcionamento.
Contudo, o sistema de transferências via Pix não consta na Lei 7.783, Lei que estabelece quais serviços não podem ser parados em caso de greve.
A paralisação também poderá impactar o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab).
Vale lembrar que o Sindicato afirmou que irá respeitar a lei 7.783, que é a Lei que determina quais são os serviços essenciais que não podem parar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…