Foto: Reuters / Grigory Sysoyev / Agência Brasil
Nesta quinta-feira (5), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou um cessar-fogo de dois dias na Ucrânia, que ocorrerá entre às 12h do dia 6 de janeiro e à meia-noite do dia 7.
Nesta data é comemorado o natal ortodoxo, muitos cristãos ortodoxos, em ambos os países cristãos ortodoxos comemoram a data. Em comunicado divulgado pelo Kremlin Putin disse pediu para que Kiev “respeite” o pelo grande número de “cidadãos da fé ortodoxa vivem nas áreas de combate”.
No dia 6 de janeiro, acontece a vigília de Natal para as Igrejas ortodoxas, para comemorar as manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado, que é celebrada por sua vez em 19 de janeiro pelas Igrejas ortodoxas.
O natal ortodoxo é comemorado no dia 7 de janeiro no calendário juliano, pois é correspondente a 25 de dezembro, pelo calendário gregoriano.
Leia Também: Zelensky discursa no Congresso dos EUA: “A Ucrânia está viva e forte”
Mesmo após declaração de Putin, o cessar fogo foi negado pela Ucrânia, assessor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, respondeu que só haverá trégua quando a Rússia retirar suas forças invasoras de territórios ocupados.
Ele também afirma que a Ucrânia não começou os ataques e que não atacaram ou matando civis, e que apenas enfrentou os Russos que estavam ocupando seu território.
Mikhailo Podolyak, o principal conselheiro da Presidência da Ucrânia, logo após o anúncio afirmou que o pedido de Putin nada mais é que uma “armadilha cínica”. Isso porque, neste momento a Rússia está em um momento frágil, no conflito.
Leia Também: Novo ataque Russo contra Ucrânia deixa dois mortos e cinco feridos
Nesta quinta-feira, dados preliminares do Ministério da Economia, mostraram uma queda de 30,4% no Produto Interno Bruto de 2022 essa sem sombra de dúvidas é a maior contração econômica em mais de 30 anos.
O motivo para isso, é a guerra com a Rússia, porém Svyrydenko, vice-premiê, frisou que o “espírito indestrutível” de seu povo evitaram que o problema ficasse ainda maior.
Yulia Svyrydenko, ministra da economia, descreveu o momento como o maior desde que a Ucrânia conquistou a independência da União Soviética em 1991.
Nesta semana, o Ministério da Economia informou que as exportações caíram 35% em comparação a 2021. E os volumes físicos caíram 38,4% neste ano.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…