O eSocial é uma obrigatoriedade do governo que tem desafiado negócios de todos os portes a adequarem seus processos. Desde o dia 1 de agosto, o governo liberou o acesso ao ambiente de testes do eSocial, permitindo que as empresas se preparem antes do envio obrigatório dos eventos – cuja primeira onda obrigatória começou em janeiro de 2018.
O eSocial não disponibilizará ambiente de testes no formato web (com interface) como temos hoje no acesso do empregador doméstico. Para realização de testes, as empresas deverão utilizar sistemas próprios, que farão a comunicação com o eSocial via Web Service, conforme orientações para desenvolvedores na área de Produção Restrita.
Muitos gestores têm nos questionado sobre o procedimento a ser executado no envio de dados e, por isso, resolvemos listar alguns esclarecimentos e orientações quanto a ambientação com termos e processos que irão enfrentar no dia a dia. A ideia é ajudar os gestores a se acostumarem com novos termos que passarão a usar e com os novos processos terão que enfrentar. Além disso, é importante compreender todas as exigências da obrigatoriedade, pois o não envio de dados de forma correta pode resultar em multas para as empresas que não se adequarem.
Qualificação cadastral dos colaboradores: validar informações básicas, como CPF, PIS, Data de Nascimento e o Nome completo e correto dos colaboradores vai evitar muitos problemas no momento da transição, sem contar que serve para atualizar todos os dados do quadro de funcionários da empresa.
Saneamento da base de dados: os dados a serem enviados devem estar de acordo com a situação atual dos colaboradores e com as tabelas-padrões disponibilizadas pelo eSocial. Essa etapa deverá ser tratada de forma minuciosa, pois o envio de dados desatualizados ou inconsistentes, como endereço, CEP, documentos, entre outros, poderá gerar problemas futuros. Para saber mais, acesse esse conteúdo, disponibilizado no site da Senior.
A execução dessas etapas poderá ajudar no processo de envio dos eventos, mas cabe a cada gestor identificar as necessidades de acordo com a realidade existente.
Recapitulando o passo a passo:
O envio dos eventos não é uma tarefa complexa, mas exige atenção e muito cuidado. Por isso, revise os principais passos abaixo e garanta compliance total para sua empresa.
Conteúdo via Senior
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar…
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…