Chamadas

Hackers invadem dados do SBT

Os dados dos funcionários do SBT foram divulgados. A informação vem de uma carta enviada pela emissora aos colaboradores, que pode ser acessada no site da TV Pop.

Conforme divulgado por um site dedicado ao mercado de TV, o SBT está notificando seus colaboradores por meio de um comunicado enviado pela Sedex e confirmando o recebimento. Esse é um procedimento sem precedentes (a maioria das empresas prefere enviar e-mail ou usar outros métodos de comunicação mais diretos) e parece mais coletar evidências de que os funcionários receberam notificações do que qualquer outra coisa.

A informação na carta é vaga. O SBT alega que recebeu em setembro um “aviso de prestador de serviço sobre incidentes de segurança ocorridos em seu domínio”, envolvendo a divulgação de informações de identificação para “funcionários, agregados e familiares”.

Parecem ser dados relacionados à folha de pagamento da segunda maior emissora do país. Esta carta não nos permite inferir quantos dos 6.000 funcionários da rede foram afetados, ou por que o SBT decidiu relatar dois meses após a notificação de seu fornecedor. “Estamos entrando em contato para informar que a causa do incidente foi corrigida, e também esclarecemos as circunstâncias do incidente e as medidas que estamos tomando para proteger seus dados.” A carta informava que fornecia o telefone 0800 e Um e-mail para funcionários que precisam de informações mais detalhadas.

O TV Pop revela que depois do vazamento o SBT montou departamento para assegurar a proteção de dados sensíveis a partir de agora. 

O setor, batizado de DPO, sigla para Data Protection Officer, está chegando um pouco tarde: as punições para esse tipo de vazamentos previstos pela LGPD, promulgada em 2018, entraram em vigor em agosto, podendo chegar até R$ 50 milhões.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

INSS: Veja quem são os beneficiários que recebem nesta quinta (06)

Milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam…

22 minutos ago

Os 10 melhores concursos públicos abertos no mês de março

Existem diversos concursos abertos no mês de março, selecionamos os melhores para te ajudar a…

2 horas ago

Gastou muito no Carnaval? Veja como organizar as suas finanças!

O Carnaval é uma época onde a maioria dos brasileiros tem gastos desenfreados, mas quando…

9 horas ago

Veja 5 dicas para limpar seu nome e não se endividar mais!

Se você está com o nome sujo e quer mudar de vida em 2025, existem…

11 horas ago

Beija Flor vence o Carnaval Carioca de 2025!!

Beija Flor é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2025. Esta é…

13 horas ago

MEI: Quando é a melhor hora de pedir um empréstimo?

O modelo empresarial Microempreendedor Individual (MEI) é benéfico para milhões de pessoas por conta dos…

13 horas ago