Fique Sabendo

Herdeiro ou cônjuge pode sacar dinheiro da conta de familiar falecido?

Será que um dinheiro numa conta bancária der um familiar falecido poderá ser usado por um herdeiro? Sim, você terá direito ao dinheiro de uma conta bancária de um familiar falecido.

Porém, saiba que quando os valores apurados sejam inferiores a 40 salários mínimos e caso o falecido não tenha outros bens a serem inventariados, o dinheiro depositado em bancos que venham de contrato de trabalho como rescisão contratual (FGTS, PIS, PASEP) que não foram sacados em vida pelo falecido, poderão ser levantados através de um alvará judicial nos termos da Lei 6.858/1980.

Sendo você cônjuge ou herdeiro, quando for encerrado o inventário, será concedido um Formal de Partilha ou Escritura Pública de Inventário e Partilha, se extrajudicial. Na verdade é um título que oficializa a divisão dos bens e serve para indicar qual parte do patrimônio deixado, cada herdeiro recebeu.

Encerrado o inventário, será concedido a cada um dos herdeiros o Formal de Partilha, se judicial ou a Escritura Pública de Inventário e Partilha, se extrajudicial. Trata-se de um título que oficializa a divisão dos bens e serve para indicar qual parte do patrimônio deixado, cada herdeiro recebeu.

Ao receber o título, o herdeiro deverá levá-lo ao banco onde está a conta do falecido, para que surtam seus efeitos legais na prática e tornando possível o saque;
Quando o banco recebe o título, permite o acesso aos valores da conta do falecido, realizando as movimentações devidas aos respectivo herdeiro/cônjuge, conforme esteja demonstrado no inventário.

Com informações Priscila Andrade Sousa Teixeira Advocacia Especializada em Direito Negocial, Condominial e Imobiliário. Adaptado por Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

5 segundos ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

23 minutos ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

33 minutos ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

54 minutos ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

3 horas ago

O Impacto da Reforma Tributária nas Empresas: Desafios e Estratégias de Adaptação

A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…

4 horas ago