Designed by @pressfoto / freepik
A pressão alta acomete centenas de milhares de pessoas em todo o país. A hipertensão deve ser diagnosticada por um médico para que os cuidados com a pressão se iniciem rapidamente. Alguns desses indivíduos podem acabar sendo forçados a se afastar de suas atividades laborais, por isso, é bom saber se é possível recorrer ao auxílio-doença.
Em outros casos, o trabalhador pode ser afastado do trabalho por tempo indeterminado em virtude disso é interessante conhecer os benefícios e assistências previdenciárias que pode auxiliar o segurado nos momentos em que a saúde precisa de atenção.
O auxílio-doença, atual benefício por incapacidade temporária é concedido quando o trabalhador regido pela CLT que precisar se ausentar do trabalho em decorrência de enfermidades constatadas pela perícia médica do Seguro Social.
Trata-se de uma quantia paga quando o empregado se afasta por mais de 15 dias de suas atividades laborativas. Diferentemente da aposentadoria por invalidez, concedida quando não há mais perspectivas de volta para o trabalhador.
Isto é, o contribuinte que se tornar incapacitado de exercer sua função laboral por tempo indeterminado poderá recorrer à aposentadoria por invalidez. Essa modalidade é concedida quando o trabalhador fica permanentemente incapacitado.
Entende-se que contribuinte não pode mais prover seu próprio sustento.
A hipertensão apesar de grave não acomete a vida do contribuinte, por isso, a disponibilização de qualquer um desses benefícios deverá se dar com base na situação do trabalhador. Os hipertensos não costumam apresentar sinais graves da doença, é caracterizada pela força com que o sangue corre pelas artérias.
Normalmente, pressão registrada em 14/9 é considerada alta, contudo, existem casos onde a pressão chega a ultrapassar 18/12, considerada alta.
É preciso consultar médicos especializados e realizar exames para obter o diagnóstico de pressão alta, ou hipertensão. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, entre a população idosa o diagnóstico chega a 60%.
Se o trabalhador for atestado como incapaz de continuar exercendo as atividades laborativas permanentemente em virtude da preservação de sua saúde, este poderá recorrer à aposentadoria por invalidez.
É necessário apresentar exames, laudos e atestados médicos durante o procedimento, eles ajudam a corroborar a necessidade do trabalhador de se afastar permanentemente de suas funções. O agendamento da perícia médica pode ser feito online, através do aplicativo Meu INSS, ou pelo número 135.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…