As relações de trabalho estão se modernizando e a ideia de home office na contabilidade já não soa mais tão estranha. Mas será que essa é uma boa estratégia para o seu escritório? Ela é capaz de colaborar com a produtividade das equipes ou mais atrapalha? Vamos descobrir.
Termo em inglês que define o ato de trabalhar em casa, o home office já é uma realidade. Ficou no passado aquela ideia de que isso era coisa de startup, as empresas tecnológicas. Seu crescimento como estratégia de recursos humanos em diversos nichos é uma prova disso.
A pesquisa Home Office Brasil edição 2016, conduzida pela SAP Consultoria com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), identificou umaumento de 50% no número de empresas que estão implantando a prática, na comparação a 2014.
Entre todos os negócios no Brasil que adotam o home office, 80% o fizeram nos últimos cinco anos. Hoje, revela o estudo, essa forma de trabalho faz parte de 37% de todas as empresas no país.
São números a se pensar, certamente. Mas uma expansão do trabalho remoto é aguardada com a tramitação da Reforma Trabalhista. O projeto cria duas novas formas de contratação: por trabalho intermitente (por hora) e no regime home office. Nesse último caso, deverão ser especificadas as atividades a serem desenvolvidas em contrato individual.
Parece claro que o assunto home office na contabilidade mais cedo ou mais tarde vai chegar ao seu escritório. Quer mais um indício? A pesquisa da SAP verificou também que 80% das empresas praticantes da modalidade são serviços e indústrias de transformação.
Para atividades burocráticas, que não exigem atendimento presencial, maior avanço é esperado. A rotina do contador é dinâmica, é claro, mas não inflexível.
“Gerenciamento baseado em resultados, ao invés da presença física”. Essa foi a frase escolhida por 71% das empresas participantes da pesquisa da SAP. Ela foi eleita como a que melhor define o processo de home office.
Para os escritórios contábeis, há ainda outras conclusões do estudo que valem ser observadas como pontos positivos dessa estratégia. Confira:
É claro que tais resultados refletem uma visão geral de empresas. Ainda assim, o home office na contabilidade se mostra uma oportunidade de satisfazer a equipe sem afetar seu rendimento. Ao contrário, como a pesquisa mostra, a produtividade tende a crescer dessa forma.
Mas há ainda outros fatores que se posicionam como possíveis vantagens. A otimização do tempo é um deles. Afinal, eliminar os deslocamentos do dia a dia evita que se perca minutos (ou horas) preciosos.
E o que dizer, então, da redução de custos? Ainda que o contrato de trabalho preveja o pagamento de um valor adicional pelo uso de energia elétrica, internet e telefone na casa do colaborador, esse gasto é certamente menor do que a manutenção de toda estrutura exigida por um escritório.
Particularmente quanto ao home office na contabilidade, há essa característica de estrutura bastante enxuta. Um computador conectado à internet pode ser suficiente para resolver a maioria das demandas. Se você é empreendedor individual, nada impede que monte seu escritório na própria casa, inclusive.
Embora quem adote o home office identifique maior produtividade, essa é uma questão que varia conforme o colaborador. Depende da forma como ele se organiza e prepara o próprioambiente de trabalho. Afinal, se não tiver um espaço adequado em casa, distrações não vão faltar. E elas em nada ajudam qualquer profissional a ser mais produtivo.
Para dar certo, é preciso também que haja transparência e confiança. Permitir o trabalho em casa não significa liberar das tarefas. Se não houver metas individuais e coletivas, facilmente oprofissional perde o foco. E em uma atividade que exige tanta concentração, como a contabilidade, isso pode ser fatal.
Mas é no contato com o cliente que pode estar o principal problema. Se há o hábito de visitar ou receber clientes (o que é bastante sadio), ele pode acabar prejudicado pelo home office na contabilidade. Reunião profissional na própria casa não costuma cair bem. A saída pode ser fazer com que não pareça uma casa, mas um verdadeiro escritório.
Ao pesar prós e contras do home office na contabilidade, não se pode deixar de fora dificuldades comuns. E a maior delas talvez seja a necessidade de uma mudança cultural da empresa e do contador. Não por acaso, essa questão é citada por 90% das empresas que hoje evitam a estratégia, de acordo com o estudo da SAP.
Veja a que fatores estão relacionadas as principais preocupações:
Quando o assunto é home office na contabilidade, não há certo ou errado. Tampouco se pode afirmar que vale ou não a pena para todos os escritórios. O que não se pode negar, contudo, é a necessidade de pensar a respeito.
As novas relações de trabalho estão aí e o trabalho em casa não é uma proposta futurista. Quem sabe não esteja aí o segredo para elevar a produtividade e fazer seu escritório crescer? Só você mesmo pode encontrar essa resposta.
Via ContaAzul
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…