Negócios

Homens brasileiros estão mais atentos à moda, e mercado cresce!

A indústria da moda é um negócio lucrativo que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. Nos últimos anos, o nicho de moda masculina tem ganhado mais destaque no mercado, fortalecendo a produção de vestuário e acessórios para homens. De acordo com dados do último ano, o aumento da participação da moda masculina na indústria pode ser observado em vários países, inclusive no Brasil.

Confira mais detalhes do que faz a moda masculina estar em expansão e quais são as expectativas de empreendedores que trabalham na área. Especialistas apontam para novos comportamentos.

A expansão do mercado global de moda masculina é uma tendência há vários anos. Ao detectar o cenário favorável ao desenvolvimento da área, o Sebrae passou a estudar e acompanhar de perto sua evolução. Em 2021, a instituição elaborou um relatório dedicado exclusivamente ao tema, no qual divulga os dados de participação do ramo dentro da indústria de moda brasileira, seu faturamento e perfil do público-alvo.

Segundo a pesquisa divulgada pelo órgão, o setor de moda masculina chegou a faturar 489 bilhões de dólares em todo o mundo em 2020. No Brasil, esse nicho teve uma taxa de participação de 33% do faturamento da indústria da moda nacional, com a movimentação de 13,2 bilhões de dólares no período, o que corresponde a aproximadamente 70 bilhões de reais.

Ainda segundo estimativas do Sebrae, é esperado que a receita do ramo tenha crescimento de até 44%, ultrapassando a marca de 705 bilhões de dólares em todo o mundo em 2026. Caso o Brasil acompanhe essa taxa de crescimento, o setor pode movimentar mais de 20 bilhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 100 bilhões de reais.

Atualmente, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de mercados mais fortes para a indústria de vestuário e acessórios masculinos. Além do panorama benéfico à expansão do setor, a pandemia provocou mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a comprar mais através do e-commerce. 

O conforto é a principal característica que homens consideram na hora de comprar roupas, sem deixar de lado a estética. O relatório destaca que o estilo streetwear costuma prevalecer, mas as roupas básicas e as esportivas também são bastante procuradas. As camisas polo de manga curta são as favoritas entre as peças de vestuário, enquanto os relógios destacam-se entre os acessórios.

Esses itens são bem versáteis e ressaltam a preferência por peças fáceis de serem combinadas no dia a dia. A camisa polo, por exemplo, vai bem com uma calça jeans e um tênis Vans masculino para um look mais casual, como um passeio pelo shopping, ou calça social e sapato de couro para eventos mais formais, como um casamento.

Leia também: Confira Dicas De Fotografia Para Vender Roupas Na Internet

A indústria da moda, além disso, não caminha sozinha, e o ramo da beleza também se expande. Nos últimos anos, aumentou-se o cuidado com barba, cabelo e pele, com o desenvolvimento de novos produtos voltados para o público masculino. Segundo a Minds & Hearts, em um estudo que entrevistou 414 homens, 45% dos indivíduos relataram que buscam se informar a respeito de novidades sobre o mundo da beleza.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

11 horas ago