Chamadas

Horário de Verão não gera economia de energia, diz ONS

O Horário de Verão está em debate no meio político e entre a população. Há parlamentares que são a favor da volta do horário de verão, alegando que a prática ajuda a economizar energia. Entre a população existe uma divisão, há quem goste e existe quem odeia. No meio disso tudo, a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) diz que não existe a possibilidade da volta do horário de verão, isso porque, não há garantias de economia de energia. A ONS fez um estudo que mostra ter acontecido uma mudança no consumo de energia por parte dos brasileiros. Segundo o estudo, o consumo passou do fim da tarde para o começo da tarde.

Para a entidade, o ar-condicionado é o grande culpado por esta mudança. Eles são ligados no início da tarde, quando faz mais calor. Sendo assim, aplicando o horário de verão não traria nenhum impacto. Alguns anos atrás, o pico de consumo era maior no final da tarde, nesse período as pessoas já estavam em casa, usando seus eletrodomésticos ao mesmo tempo em que as indústrias ainda estavam funcionando.

No entanto, a decisão da volta do horário de verão é do Ministério de Minas e Energia (MME), que havia encomendado o estudo à ONS. O Ministério também não é favorável a um possível adiantamento dos relógios em 1 hora.

Setores pressionam e querem a volta do horário de verão

Os setores de turismo, serviços e comércio querem a volta do horário de verão, não só pela economia de energia, mas para ajudar na retomada dos negócios depois da crise vivida com a pandemia de Covid-19.

Segundo o jornal Folha de São, outras associações resolveram se juntar à campanha pela volta do horário de verão: o Instituto Clima e Sociedade (ICS), o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e a Iniciativa Energética Internacional (IEI). Segundo o argumento dessas associações, a economia de energia vale neste momento de crise hídrica e energética. De acordo com o Idec e o ICS, uma redução de 2% a 3% no consumo ajudaria a ligar menos usinas termelétricas e a baixar a conta de luz.

O Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução do consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.

Os brasileiros estavam acostumados a adiantar os relógios no mês de outubro, e voltar para o horário normal no mês de fevereiro do ano seguinte.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda 2025: último ano para envio de recibos de saúde físicos

Saber como declarar despesas médicas no Imposto de Renda corretamente é essencial para garantir suas…

7 minutos ago

Lula faz anúncios sobre Pé-de-Meia e Farmácia Popular em rede nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento nesta segunda-feira em cadeia de…

44 minutos ago

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

3 horas ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

3 horas ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

4 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

5 horas ago