Chamadas

Horário de Verão vai economizar energia? E você quer a sua volta?

O horário de verão é amado por uns e odiado por outros. Tanto que quando no governo do presidente Jair Bolsonaro, ele foi extinto, houve comemorações e reclamações.

No horário de verão você adianta o seu relógio em 1 hora. Era adotado nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e no Distrito Federal. Em abril de 2019, Bolsonaro decretou o fim do horário de verão.

Recentemente o presidente afirmou que o horário de verão pode ser retomado caso a maioria da população apoie a medida.

Mas, será que adiantar o relógio em uma hora vai economizar energia? Você é contra o favor do Horário de verão?
Entre 1931 e 1932, o horário de verão foi instituído pela primeira vez. Em seguida, deixou de ser usado para economia de energia. Em 1985, o presidente José Sarney voltou a decretar o uso do horário de verão para a economia de energia, sendo reeditado todos os anos até 2019.

O horário de verão consiste no aproveitamento máximo da luz solar de modo a economizar no consumo de energia elétrica. Essa medida é adotada em diversos países.

A adoção desse horário é motivo de intensas discussões acerca dos seus reais benefícios, e se os objetivos são realmente alcançados e significativos. Tem quem acredite que ele proporciona realmente uma economia significativa, já outros, divergem dessa opinião.

Para alguns estudiosos a mudança de horário interfere na saúde do ser humano, e não economiza energia.
No hemisfério Sul, o horário de verão é adotado durante a primavera, terminando no início do outono, portanto, compreendendo toda a estação de verão.

No Brasil, quando começou, o horário ia até próximo final do verão, ou seja, começava em novembro e terminava em março. Depois foi adotada a medida, em que o horário passou a vigorar de outubro a fevereiro.

A intenção é o melhor aproveitamento da energia solar em relação à energia elétrica, ou seja, estendendo-se o período em que há luz natural, espera-se que haja diminuição no consumo de energia entre 18 horas e 21 horas.

Entretanto, no Brasil, observou-se que o consumo de energia passou a ser maior entre 14h e 18h, quando a população, os escritórios, supermercados, o comércio em geral consome o máximo de energia com o ar condicionado ligado.
Crise de energia

A atual crise de energia vivida pelo Brasil, que pode causar apagões, pode ser o motivo pela volta do horário de verão. Os empresários e uma parte da população é a favor da volta do horário de verão. E você, é contra ou a favor?

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago