O câncer de colo de útero, de acordo com o Inca, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. Para o ano de 2023 estimam-se 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. A incidência maior ocorre nas Regiões Norte e Nordeste.
Todavia, há uma luz no fim do túnel. Neste mês houve a liberação de uma nova vacina contra o HPV papilomavírus humano que é capaz de prevenir 9 tipos. O HPV é um vírus que infecta a pele ou as mucosas e pode provocar verrugas na região genital e do ânus em homens e mulheres, além de câncer, dependendo do tipo de vírus.
A infecção pelo papilomavírus humano é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), mas que, na maioria das pessoas, não apresenta sintomas. Portanto, a importância de se prevenir contra o vírus através da vacina é muito importante para a saúde da mulher. O novo imunizante , chegou ao Brasil e já estava disponível em outros países, como os Estados Unidos, é fabricado pela farmacêutica MSD.
A vacina é um meio muito importante e eficaz contra o HPV. Este tipo de vírus pode ficar anos sem se manifestar. Geralmente, os primeiros sinais surgem entre dois a oito meses após a infecção pelo vírus, mas também podem demorar até 20 anos para aparecer.
Leia também: Ministério Da Saúde Inicia Distribuição Da Vacina Contra A Mpox.
Via de regra, transmite-se o HPV durante o sexo, seja ele vaginal, anal ou oral. Esse vírus fica alojado em qualquer parte da região genital, não só na vagina e no pênis. Vulva, períneo, bolsa escrotal e região pubiana também podem alojar o HPV.
Segundo a Diretora Médica da MSD Brasil, Marcia Datz Abadi, vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenir a infecção. Embora o imunizante seja indicado para ambos os sexos entre 9 e 45 anos, o melhor momento para receber a vacina é antes do início da vida sexual e de ter contato com o vírus.
O imunizante contra o HPV ajuda a prevenir o câncer de colo de útero, associado ao Papanicolau recorrente e a sexo com proteção, mas também protege contra o câncer de pênis, de ânus e boca.
Atualmente, na rede pública, a vacina administrada contra o HPV é a quadrivalente, disponível para ambos os sexos de 9 a 14 anos, além de homens e mulheres imunossuprimidos de 9 a 45 anos. Por isso, a importância da vacinação para se prevenir desta doença que mata milhares de brasileiros.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…