Negócios

IA e o mercado de trabalho: Uma oportunidade ou uma ameaça?

O mercado de trabalho mudou e com a chegada de novas tecnologias a tendência é evoluir cada vez mais. Se antes era necessária uma equipe inteira para fazer um setor acontecer, atualmente, é preciso de uma única pessoa e um sistema desenvolvido especialmente para a necessidade das empresas.

De acordo com uma consultoria realizada pela Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, até o fim de 2023, cerca de 70% das organizações terão adotado pelo menos uma forma de inteligência artificial.

Leia também: A Revolução Da Inteligência Artificial Na Contabilidade

Para Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra), a inteligência artificial pode agregar muitos pontos positivos para as organizações. “O uso dessas tecnologias pode automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, reduzindo erros humanos e aumentando a eficiência operacional. Além de realizar análises e de grandes quantidades de dados e fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas, melhorando a precisão e a velocidade de processos, otimizando operações e personalizando experiências para clientes”, explica.

Leia também: TSE Multa Advogado Que Fez Petição Utilizando Inteligência Artificial

Designed by @knssr2 / freepik

Até onde as novas tecnologias são boas para empregador e colaborador?

Esses novos recursos desempenham um papel fundamental quando se trata de estratégia realizadas por empresas, pois oferecem oportunidades que auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e serviços contribuindo também para o crescimento e a inovação da organização.

Porém, apesar de muitos benéficos, é necessário que o mercado de trabalho se adapte à inteligência artificial de várias maneiras, dentre elas, desenvolvendo habilidades relevantes para entender a ferramenta, compreensão de algoritmos, análise de dados e habilidades de programação. Essas capacidades podem acontecer dentro das organizações com treinamento aos funcionários para capacitá-los e prepará-los para trabalhar em colaboração com a IA.

“O conjunto entre humanos e Inteligência Artificial pode levar a uma maior eficiência e produtividade, desde que haja uma compreensão mútua e uma abordagem de trabalho em equipe”, destaca Vargas.

Apesar de parecer assustador, as novas tecnologias possuem apenas o potencial de automatizar certas partes do trabalho, garantindo aos profissionais tempo hábil para se desenvolverem em tarefas de maior valor agregado que requerem habilidades humanas, como criatividade, empatia e tomada de decisão complexa.

Outro ponto positivo é a redução de custos  para os negócios. Segundo um relatório realizado pela consultoria empresarial McKinsey, estima-se que a inteligência artificial poderia gerar um valor econômico adicional de US$13 trilhões até 2030 para as organizações.

“É importante reconhecer que a ferramenta poderosa que chegou para ficar, mas também é preciso ser claro e saber que não é uma solução mágica para todos os problemas. A implementação eficaz requer uma compreensão clara dos desafios e oportunidades específicas de cada organização. As empresas devem realizar uma análise cuidadosa de seus processos, identificar áreas onde o sistema possa agregar valor e desenvolver uma estratégia sólida e responsável de implementação”, finaliza. 

Por Jorge Alberto Vargas, formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago