Foto: IBGE/Acervo
Para quem ainda não sabe, o Censo demográfico trata de um estudo a respeito do recolhimento de diversas informações atreladas a população. É através destes levantamentos que o governo tem acesso a dados imprescindíveis para tomadas de certas decisões, a exemplo, das definições de políticas públicas.
As informações são coletadas através de visitas de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aos domicílios dos cidadãos. Em 2022, a novidade é que a participação no Censo poderá ser efetivada de três maneiras, presencialmente, pela internet ou por telefone.
Em suma, as operações censitárias, normalmente, são feitas de maneira presencial, entretanto, em 2010 já havia a opção de participar pela internet. Este ano, será a primeira vez que o instituto viabiliza que o questionário seja respondido via telefone.
As novas possibilidades não excluem a ação do recenseador, tendo em vista que somente será possível participar após a visita do profissional do domicílio, mediante a emissão do e-ticket (tíquete eletrônico).
Conforme o IBGE, através da visita será possível emitir o ticket que valerá por 7 dias. No intuito, de evitar que o cidadão deixe responder o questionário, o instituto definiu um cronogramas de alertas que funcionará da seguintes maneira:
Caso você esteja com alguma dúvida sobre a participação pelos canais remotos, basta entrar em contato com CAC, 0800 721 8181. O serviço está disponível de domingo a domingo das 8h às 21h30.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…