O Banco Central decide manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano, com o objetivo de consolidar o processo de desinflação e a estabilidade das expectativas em relação às metas. No entanto, a ata da última reunião do Copom indica que a maioria dos membros do comitê considera que o cenário pode permitir um corte na taxa de juros a partir da próxima reunião, que ocorrerá em agosto.
Nesta data, o Banco Central divulgou a ata do Copom, órgão responsável pela política monetária. Mesmo diante da pressão de entidades e do governo do presidente Lula (PT), a Selic foi mantida em 13,75% na semana passada.
Leia também: Investidores Apostam Na Diversificação Para Evitar Prejuízos Financeiros
A maioria dos membros do Copom avalia que o processo desinflacionário em curso pode permitir um corte na taxa de juros já na próxima reunião. No entanto, alguns mostraram cautela, argumentando a necessidade de reancorar as expectativas de inflação a longo prazo e acumular mais evidências de desinflação nos componentes sensíveis ao ciclo econômico. O Copom ressaltou a importância da paciência e serenidade na condução da política monetária, destacando que os passos futuros dependem da evolução da dinâmica inflacionária. A taxa de juros da Selic permanece em 13,75% ao ano, o mesmo patamar desde agosto de 2022.
Apesar da decisão do Copom, 51 membros do Conselhão publicaram uma carta aberta defendendo a redução das taxas de juros, destacando a urgência de uma política monetária adequada. Entre os signatários, estão nomes como Josué Gomes, Luiza Trajano e Sergio Nobre.
O Copom considera a conjuntura atual, com um processo desinflacionário mais lento e expectativas de inflação desancoradas, demandando cautela e parcimônia na condução da política monetária. A estratégia de manutenção prolongada da taxa básica de juros tem sido vista como adequada para assegurar a convergência da inflação às metas estabelecidas.
Leia também: Tesouro Quer Lançar Títulos Sustentáveis A Partir Do Mês De Setembro
O Ibovespa é o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele representa o desempenho médio das ações mais negociadas e de maior liquidez do mercado acionário brasileiro. O Ibovespa é composto por uma carteira teórica de ações de diferentes setores da economia, ponderadas de acordo com sua representatividade no mercado. Ele é utilizado como referência para avaliar a performance do mercado de ações no Brasil e como indicador da economia do país como um todo.
O Índice Bovespa SE Bovespa (IBOV) de São Paulo está cotado a 118.760,4 pontos, com variação de +517,45 pontos ou +0,4376% em relação ao fechamento anterior.
Por: Gabriel Dau
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…