Simples Nacional

ICMS-ST: Entenda como funciona no Simples Nacional

O Simples Nacional é conhecido por realizar uma cobrança de tributos de maneira simplificada dos contribuintes, porém, existem algumas situações com ICMS que podem modificar a maneira como os tributos são cobrados, como é o caso do ICMS-ST.

Qualquer cobrança que modifique a maneira como os tributos são recolhidos já causa confusão para os optantes do Simples, entretanto, é preciso entender como os impostos funcionam, para realizar um planejamento tributário.

Acompanhe este artigo até o fim e entenda como funciona o ICMS-ST para as empresas integrantes do regime tributário do Simples Nacional.

O que é o ICMS-ST?

O ICMS Substituição Tributária (ST), é uma forma de recolhimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

No ICMS-ST, um dos contribuintes envolvidos em uma determinada operação de compra e venda fica responsável pelo recolhimento do ICMS e repassa o valor para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

Somente alguns produtos estão sujeitos ao ICMS-ST, para determinar qual produto está sujeito a essa forma de cobrança você deve conferir a legislação do seu estado, visto que o ICMS é um imposto estadual.

Enfim, não são todos os produtos que estão sujeitos ao recolhimento antecipado do ICMS, e para analisar a substituição tributária outros fatores devem ser considerados, como o regime de tributação, por exemplo.

Como essa cobrança funciona no Simples Nacional?

As empresas do Simples Nacional tem seus tributos recolhidos por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), nesta guia são recolhidos todos os impostos e contribuições do Simples.

Entretanto, o ICMS ST é recolhido em uma guia separada, com um documento de arrecadação de cada estado, ou através de uma Guia Nacional de recolhimentos estaduais (GNRE).

Para calcular o ICMS-ST é necessário saber o valor do produto que está envolvido na operação e analisar os custos que vão integrar a base de cálculo, como frete, seguro, imposto sobre Produtos (IPI), e outros valores que vão integrar o cálculo.

Após a identificação do valor total para base de cálculo, é preciso que seja aplicada a Margem de Valor Agregado (MVA), essa é uma das modalidades de determinação da base de cálculo do ICMS-ST.

Tenha atenção

Mesmo as empresas do Simples Nacional tendo que recolher todos seus tributos por meio do DAS, o ICMS-ST cobrado em determinadas operações é pago em uma guia separada dos contribuintes do Simples.

Tenha atenção a todos os detalhes na hora de calcular essa cobrança.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

9 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

10 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

16 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

16 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

16 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

16 horas ago