Responsável por ser um dos principais meios de arrecadar recursos financeiros para medidas governamentais, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) está presente em grande parte das transações do dia a dia.
A porcentagem varia conforme a localidade. O estado de origem da mercadoria ou serviço e o Distrito Federal são quem estipulam o valor do tributo. Por conta dessa particularidade, é comum ter dúvidas ao efetuar trocas comerciais com outras Unidades Federativas.
A cobrança do imposto é feita de forma indireta, estando embutido na nota fiscal sinalizado com sua alíquota respectiva e seu valor em moeda.
Sobre o que exatamente incide o Imposto?
O ICMS é cobrado em diversas modalidades. São elas:
- circulação de mercadorias (inclui bebidas e comidas em bares e restaurantes);
- serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
- mercadoria importada do exterior, por pessoa física ou jurídica (como ativo ou para comercialização);
- prestações de serviços de comunicação.
Quem contribui?
São obrigados a pagar o ICMS tanto Pessoas Físicas quanto Jurídicas que participem em alguma parte do processo de circulação de compra, habitualmente ou com volume alto destinado a comercialização.
Operações ausentes do ICMS
Algumas circulações são isentas da taxação, são elas:
- exportação de mercadorias;
- circulação e comercialização de jornais, revistas e papel para impressão;
- práticas relacionadas ao ouro, classificadas como finalidade de câmbio ou ativo financeiro.
Como calcular o ICMS
Para base de cálculo deste Tributo, deve-se analisar o preço de compra de determinado produto e multiplicá-lo pelo valor da alíquota no estado de origem.
Em Minas Gerais, por exemplo, a alíquota do ICMS é de 18%. Portanto, ao fazer a compra de um produto de R$100,00, multiplicamos o valor pela porcentagem, obtendo o preço arrecadado para o imposto. 100 x 0,18= R$18,00.
Transações Interestaduais
Uma dúvida constante é quanto à cobrança do tributo em trocas envolvendo dois estados. Para não ocorrer desigualdade entre a atratividade dos estados (quanto menor a alíquota maior atratividade em fazer negócios com determinada localidade), um cálculo de equiparação entre as porcentagens é feito.
A tabela de alíquotas de ICMS possui as taxas e suas variações conforme as trocas entre todos os estados, facilitando a forma de cálculo dos mesmos.
Recentemente o STF retirou a cobrança do ICMS do PIS/Cofins.

Entendendo a tabela
Números em azul: alíquota respectiva de cada estado individualmente
Linhas: Estado de origem
Colunas: Estado de destino
A célula de encontro entre os dois será a taxa aplicada na transição.
Atenção! A taxa em azul é a taxa geral de cada Estado, podendo sofrer alterações conforme determinada transação. Produtos como cigarros, energia elétrica e derivados do petróleo possuem taxação divergente, podendo ultrapassar a cobrança geral.
Penalidades no descumprimento do ICMS
Cuidado! A falha no pagamento ou sonegação desse imposto é enquadrado como crime de apropriação indébita tributária. Nestes casos, um processo contra o infrator é aberto, podendo variar entre penas que vão desde a cobrança judicial, até casos de prisão dependendo da gravidade.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai transformar sua carreira profissional!
Conteúdo original Mastermaq
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp