Imagem: jcomp / freepik
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou nova deflação julho ao apontar variação negativa de 0,72%. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada é de 7,72%. Qual o impacto disso nos contratos de aluguel?
Em tese, o contrato de aluguel com aniversário em agosto pode ter o valor atualizado em -7,72%. O percentual corresponde à variação de 12 meses do IGP-M (junho de 2022 a junho de 2023).
Leia também: IGP-M Cai No Mês De Junho E Acumula Queda Em 12 Meses, Diz FGV
O IGP-M é o principal índice usado para reajustes de contratos, mas não o único. Com a disparada desse índice de inflação durante a pandemia, muitos contratos passaram a considerar o reajuste pelo IPCA, o índice que mede a inflação oficial do país.
O IGP-M é conhecido como inflação do aluguel, pois costuma ser utilizado para reajustar os contratos de moradia. O indicador também é utilizado como indexador de contratos de empresas de serviço, como energia elétrica, telefonia, educação e planos de saúde.
O indicador costuma ser o preferido do mercado imobiliário, já que a divulgação ocorre dentro do mês de referência. O IGP-M é um índice calculado com base na variação de preços de produção, do consumidor e dos custos da construção civil. O indicador acumula queda de 5,15% no ano de 2023.
Depende do contrato. O dono do imóvel não é obrigado a aceitar a redução do valor do aluguel se o contrato fixar outro índice de correção. O IPCA, por exemplo, registra variação de 3,16% no acumulado em 12 meses até junho.
Há 4 meses, o IGP-M está com variação negativa no acumulado em 12 meses.
Importante lembrar que o reajuste do aluguel pode ser feito apenas no aniversário do contrato. Se você assinou o seu contrato em setembro do ano passado, por exemplo, o reajuste, seja ele qual for, só poderá ser feito em setembro de 2023.
A dica é sempre negociar com o locador ou a imobiliária. O preço do aluguel costuma estar atrelado não só aos índices de inflação, mas também à oferta e demanda do mercado.
Um aluguel com correção pelo IGP-M, com aniversário em agosto, poderá ter o valor reduzido.
Para saber quanto você passaria a pagar com uma redução 7,72%, basta pegar o valor atual do aluguel e multiplicar por 0,9228.
Um aluguel de R$ 2.000, por exemplo, passaria a ser de R$ 1.845,60. O novo valor poderia ser cobrado no fim de agosto ou início de setembro.
O momento não é vantajoso para mudar ou alugar um imóvel pela primeira vez.
O preço do aluguel de residências registrou alta de 9,24% no 1º semestre. Em seis meses, a alta no preço de locação foi superior à inflação medida pelo IPCA, que foi de 2,87%. segundo pesquisa do FipeZap+. Em 12 meses, a alta nominal é de 16,29%.
A Serasa dá algumas dicas para negociar o valor do aluguel. Confira abaixo:
Leia também: IGP-M Registra Queda De Preços De 1,84% No Mês De Maio
Fale com o dono do imóvel ou com a imobiliária;
Antes da data do reajuste, proponha alterar o índice de referência ou proponha um novo valor;
Se não conseguir um acordo, cite a Lei do Inquilinato, que afirma que locador e locatário têm livre arbítrio para decidir qual indicador será usado no reajuste do aluguel;
Se conseguir o acordo, registre. Peça para alterar o contrato para que os direitos e deveres de cada uma das partes sejam garantidos;
Caso o dono do imóvel não ceda, cabe ao inquilino procurar outro que caiba em seu bolso.
Fonte: UOL
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…