Negócios

Impacto do posicionamento da liderança na captação de investimentos

Percepção, credibilidade e networking. Investir na construção de uma marca pessoal nas redes sociais fortalece o posicionamento profissional. Para além disso, a forma que esse posicionamento acontece é capaz, inclusive, de gerar a confiança necessária para conquistar investidores para uma empresa.

De acordo com uma pesquisa feita pela HootSuite, organizações com lideranças ativas na internet são 23% melhor percebidas, e três a cada quatro consumidores afirmaram que ter um(a) CEO “influenciador(a)” torna a marca mais confiável. Outro estudo aponta que conteúdos postados por colaboradores da empresa têm 561% mais alcance do que os dos canais oficiais da marca.

Leia também: Marcas Devem Considerar 3 Pilares Para Construção De Conteúdo Na Internet

Nesse sentido, posicionar as lideranças como porta-vozes do negócio personifica a empresa e, desta forma, é possível tangibilizar a comunicação – já que a marca institucional é um atributo essencialmente intangível. Outro ponto é que destacar esses líderes como especialistas no que estão fazendo traduz a visão de mercado que eles têm e gera a confiança necessária para atrair visibilidade e investimento.

Hoje, o LinkedIn, por exemplo – especialmente para a relação com investidores -, é um canal essencial de ser ativado nessa estratégia. Com mais de 30 milhões de usuários só no Brasil, a rede social, além de ser o novo cartão de visitas corporativo, coloca o porta-voz em posição de vantagem ao usar as estratégias corretas para atingir o público que deseja.

Leia também: Primeiros Passos Para Colocar A Empresa Na Internet!

Ao possibilitar a produção de um conteúdo proprietário distribuído para uma audiência qualificada – outros profissionais que se interessam pelo conteúdo produzido ou pelo tema -, o LinkedIn também dá a oportunidade para que líderes ampliem o seu raio de influência e contribuição.

Nesse momento, a liderança dá vida, inevitavelmente, aos valores e à cultura de uma empresa. É uma relação de troca onde se empresta a credibilidade do porta-voz para a marca e da marca para o porta-voz, hora mais de um, e hora mais do outro. 

Imagem por @yanalya/ freepik

Trabalhar a reputação dos porta-vozes potencializa os resultados de comunicação corporativa. E é por isso que essa troca deve ser feita com estratégia. 

O ponto de partida é refletir sobre como os líderes podem atuar como ferramentas da marca, representando o nome, os interesses e os valores da empresa por meio de vivências, exemplos e recomendações.

Nesse caminho, diversas ferramentas podem ser utilizadas: LinkedIn, newsletters, artigos de opinião, entrevistas, participações em eventos e podcasts. Todas essas alternativas são aliadas para a estruturação de uma estratégia de thought leadership. Contudo, é importante que ela esteja amarrada em um posicionamento e objetivo comuns, para que seja consistente e gere os resultados esperados. 

Não adianta falar de tudo, a qualquer hora, em qualquer canal!

Esse conjunto colabora para a criação de uma imagem coesa que gera segurança. Quanto mais uma marca é consistente com seus valores, com as suas entregas e com o seu balanço financeiro, mais ela se blinda de crises, tanto econômicas quanto de reputação, e isso é atrativo para quem busca investir em uma iniciativa. Além do caixa e de históricos e projeções de crescimento, investir em uma marca é confiar e endossar seus ativos tangíveis e intangíveis.

Para além de novos investimentos que podem surgir, uma liderança bem posicionada traz outros diversos bens à empresa da qual faz parte, como projetar a marca no mercado e aumentar o brand awareness, o que atrai novos talentos e aproxima parceiros, ao passo que se mostra como relevante e multifacetada. Para mais, também tem o poder de inspirar colaboradores a serem advogados da marca, já que líderes que servem como exemplo, abrem e definem o caminho. 

Ainda assim, não dá pra falar que não é possível ter sucesso financeiro com uma má reputação, já que existem empresas que cometem erros significativos e continuam existindo. A boa reputação, porém, consegue ser alicerce para o crescimento, pois potencializa qualquer negócio e traz não apenas o sucesso financeiro (capital econômico), mas a estima (capital social e cultural).

Uma reputação forte gera confiança e lealdade, que refletem para a empresa em maiores vendas e, consequentemente, em maior pretensão para investidores.

Por Ana Laura Motta Vaz é sócia e Content Manager & Head of LinkedIn for Thought Leadership da MOTIM.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

50 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

1 hora ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago