Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Apesar da semana conturbada no ambiente político nacional e o aumento do número de casos de covid-19 no País, a temporada de balanços continua a todo vapor e vem confirman
do o impacto econômico da pandemia em todos os setores do mercado.
Começando pela “queridinha” do varejo, a rede de lojas Magazine Luiza (MGLU3) registrou o aumento de 72,6% nas vendas do e-commerce no comparativo anual, o equivalente a 53,3% das vendas totais.
A boa performance vem embalada com o resultado da Netshoes adquirida em meados de 2019. Apesar disso, a empresa estima um impacto negativo de R$ 500 milhões em vendas não realizadas no período, registrando um lucro líquido de R$ 30,8 milhões no primeiro trimestre, queda de 76,7% no comparativo anual.
A administradora de shopping centers Iguatemi (IGTA3) teve forte queda de 77,5% no lucro líquido no primeiro trimestre, refletindo diretamente o impacto da pandemia de coronavírus, com o fechamento do comércio em todo o Brasil.
O lucro da companhia no período somou R$ 12,45 milhões. Chama a atenção o aumento do provisionamento de R$ 3 milhões de PDD e aumento da inadimplência em 3,7%, o que ainda é considerada baixa.
A administradora deve enfrentar, ao menos até o final deste ano, um maior número de vacância, que tende a diminuir conforme o mercado volta à sua rotina.
A Eletrobras (ELET6) teve lucro líquido atribuído a sócios da empresa controladora de R$ 300,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, queda de 78,5% ante lucro líquido de R$ 1,397 bilhão em igual período de 2019.
Apesar disso, a receita líquida cresceu 7,8%, principalmente pelo mercado livre, onde a companhia pode vender o excesso de energia.
Apesar disso, o resultado não foi suficiente para cobrir o saldo financeiro negativo de R$ 1,509 bilhão no primeiro trimestre do ano. A companhia segue sendo uma das principais indicadas a privatização a partir de 2021.
A construtora mineira MRV Engenharia (MRVE3) registrou uma queda de 45% no lucro líquido neste começo de ano.
A receita líquida da maior incorporadora do País ficou em linha com o mesmo período do ano passado, em R$ 1,51 bilhão. Porém, devido ao cenário incerto, a companhia já espera o aumento na inadimplência e provisiona perdas de R$ 10 milhões no ano, impactando diretamente a margem bruta.
Uma parte dos projetos da construtora está habilitada ao programa MCMV, que deve amortecer o pior momento da crise.
Sobre a Capital Research
A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros.
A startup tem como missão entregar conteúdo relevante de forma gratuita aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo.
Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a “Carteira de Ações”, a “Carteira de Renda Fixa” e a “Carteira de Fundos Imobiliários”
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…