Negócios

Importância da gestão na preparação das empresas para grandes datas

O Dia do Consumidor é bastante esperado pelas pessoas, por causa das promoções e descontos que acontecem. Além disso, é marcado pela conscientização sobre direitos do consumidor. Com potencial para se tornar a Black Friday do primeiro semestre, a data representa uma ótima oportunidade para as empresas não só aumentarem as vendas, mas passarem a entender que devem colocar o cliente como centro das decisões da organização.

A gestão precisa deixar claro qual é a prioridade, a fim de garantir uma experiência completa ao cliente e assim conseguir proporcionar uma maior identificação dele com a marca. Clientes que possuem problemas ao longo de uma jornada de relacionamento com a marca costumam não voltar a comprar e dificilmente cogitam dar uma segunda chance.

Neste sentido, o OKR – Objectives and Keys Results – Objetivos e Resultados Chaves -, é útil para esclarecer o foco e ajudar a resolver os problemas que venham a surgir ao longo da jornada. O OKR não é uma ferramenta de gestão de rotina, seu papel é fazer parte de uma agenda de mudança, de melhoria e de transformação. O time precisa criar estratégias para descobrir como resolver os problemas que estão escondidos, adquirindo potencial para garantir um bom atendimento. Vender é preciso, mas o fundamental é melhorar a relação com o cliente para que a empresa se beneficie no longo prazo.

A garantia de sucesso está no cliente ficar realmente satisfeito não só com a experiência da compra, mas com o que vem depois. Não podemos medir bons resultados apenas com os números de vendas, é necessário avaliar os custos associados a este processo. Posteriormente, também deve ser realizada a correção dos efeitos colaterais que surgem devido aos esforços em curto prazo, que podem não ser bons para as empresas.

Grandes datas, como o Dia do Consumidor, apresentam pontos negativos e positivos. Existe uma possibilidade de tudo desandar por falta de organização do tempo e de atenção das pessoas envolvidas no processo. Sem um planejamento claro e que defina as melhores estratégias a serem seguidas, o time tende a apresentar falhas na execução das tarefas, o que resulta em atropelamentos e gera mais estresse.

Por outro lado, a gestão precisa tentar ir além e ressignificar a data, não se limitando apenas às vendas. Conforme mencionei, o Dia do Consumidor tem potencial para ser mais. Pode se tornar o momento em que a empresa realmente passa a construir uma relação de geração de valor de longo prazo para o cliente. E na medida que gerar valor para sua vida, ele terá uma relação maior e duradoura com a marca.

Inclusive, para os próximos anos, acredito que as mídias digitais irão impactar cada vez mais a forma como consumimos os produtos. Isso vai alterar as agendas de experiência do cliente, que passará a ter uma relação mais direta, profunda e duradoura com a marca, não se limitando apenas ao momento da venda.

Por Pedro Signorelli tem 20 anos de experiência no mercado corporativo, tornou-se especialista na implementação do método OKR.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago