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Importância dos EPIs para a segurança do trabalho

Existem alguns ambientes de trabalho que exigem uma atenção maior para evitar acidentes. Segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada quase 4 horas e meia, uma pessoa morre por se acidentar no trabalho.

Justamente por esses dados serem altos é que se aumenta cada vez mais a discussão para o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). É com eles que há uma minimização de acidentes e, principalmente, reduzem a gravidade quando ocorre algo inesperado. Então, vamos explicar como funciona a legislação brasileira em relação a isso e também a importância para todos os envolvidos, seja empresa ou colaborador.

Leia também: Quando o trabalho se torna perigoso, quais são os meus direitos?

Regulamentação no Brasil

Toda a utilização de EPI está ligada à lei n° 6.514/1977.Funcionários de uma empresa devem utilizar esses equipamentos quando forem exercer alguma atividade que possa gerar risco à saúde.

É importante destacar que é dever da empresa fornecer todo o aparato necessário para garantir a segurança do trabalhador. Além disso, cada trabalho vai exigir um tipo de equipamento. Tudo isso é feito para reduzir os riscos de doenças ocupacionais.

Leia também: EPI: Saiba tudo sobre equipamentos de segurança

Quando utilizar o EPI?

O primeiro passo é acionar funcionários da Segurança do Trabalho. Eles vão levantar e analisar quais são os riscos gerados quando o funcionário for realizar determinada função. A partir daí, ele solicita os equipamentos que vão ser fornecidos.

Por exemplo, para aqueles que trabalham em produção industrial, é indispensável o uso de óculos, luvas, protetores auriculares, capacetes e calçados específicos. Já quem vai ter algum contato com química deve utilizar jaleco, touca, avental, viseira facial e, em alguns casos, até respirador.

Algumas empresas contam com departamentos que são responsáveis por incentivar o uso correto de EPI. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é a mais habitual dentro das firmas. Integrantes desse setor devem realizar treinamentos adequados para apresentar os perigos quando não se utiliza de forma adequada.

Uma fiscalização também deve ser executada de forma rotineira para garantir que os colaboradores estejam cumprindo com as normas. Esse tipo de ação vai conseguir identificar se todos os equipamentos de proteção individual estão em boas condições de uso, e assim as chances de acidente no trabalho se reduzem.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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