jornal contábil
Como todo bom brasileiro, você já ouviu falar de Imposto de Renda, correto? E você conhece bem as regras da Receita? É muito comum ao longo dos anos, o contribuinte passar por altos e baixos, e com isso obter mais ou menos rendimentos tributáveis.
A Receita Federal obrigada todos que tiveram mais de R$ 28.559,70 de rendimentos tributáveis no ano, a declarar Imposto de Renda. Se você não teve esse rendimento nos anos anteriores, mas voltou a ter agora, veja aqui como voltar a declarar Imposto de Renda.
Como já adiantamos, o contribuinte que obteve mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis deve declarar Imposto de Renda. Rendimentos Tributáveis por sua vez, são os: valores obtidos no exterior, salários, ganho com aluguéis, ganho com serviços de transporte de cargas e passageiros e pensão judicial.
Entretanto, esse não é o único critério para saber quem precisa declarar IRPF. Veja:
Notem que há uma diferença grande entre valores de Rendimentos Tributáveis e Não Tributáveis, por isso, é importante saber exatamente qual o enquadramento da renda obtida, para não correr risco de cair na Malha Fina, ou pagar a mais para o Leão, sem necessidade.
Mas caso em algum ano anterior, você declarou Imposto de Renda e parou por não obter a renda mínima estipulada pelo Leão, confira os passos para voltar a declarar Imposto de Renda, de acordo com as regras.
Muito bom voltar a ganhar um pouco melhor, aliviar as dívidas e boletos… porém, com grandes poderes vem grandes responsabilidades, e é neste momento que o contribuinte volta a declarar imposto de renda.
A coisa boa em tudo isso, é que a Receita Federal não penaliza quem parou de declarar por não se enquadrar na obrigatoriedade. Com isso, se você estava com algum medo de pagar taxas ou multas respire aliviado, tudo vai dar certo.
Aqui é importante um adendo, a Receita não penaliza, apenas, quem parou de declarar por se desenquadrar da faixa tributária. Já se o contribuinte é obrigado a declarar, e simplesmente decidiu que não precisa mais cumprir sua obrigação tributária, serão aplicadas multas e juros.
Já se você havia entrado um hiato por falta de opção (porque sua renda diminuiu de fato), voltar a declarar IRPF será muito mais tranquilo do que você imagina. Confira o passo a passo abaixo.
De maneira simples e prática, existem nove passos que o contribuinte pode seguir para declarar o imposto de renda e principalmente evitar erros no documentos. Confira:
Sua última declaração foi em 2018 e bateu aquele receio só de saber que voltará a declarar? Não se preocupe, agora existe o IR sem Erro, a plataforma de análise de IRPF que vai dar aquela ajudinha quando for o momento de voltar a entregar o documento ao Leão.
Através de uma plataforma super digital e integrada ao eCAC, é feita a análise do rascunho da sua declaração, que irá antecipar se os preenchimentos do seu documento estão corretos ou não, como também, se há riscos de cair na malha fina. Que tal?
Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo original IR sem Erro
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…