Veja quais aspectos o contribuinte deve considerar antes do envio da declaração de IRPF! Além de evitar problemas com o Leão, você pode ter alguns benefícios que estão sendo perdidos por falta de informação. Vamos resolver isso? Confira a lista aqui!
Segundo a Receita Federal, cerca de 747 mil declarantes ficaram retidos na malha fina em 2017. Esse grande volume, muitas vezes acontece devido a desatenção por partes dos contribuintes na hora do preenchimento. Entretanto, também existe um lado bom nessa história…
Todo contribuinte sabe que anualmente a Receita Federal faz o recolhimento da declaração de IRPF, certo? Para isso, listamos 5 informações pouco divulgadas que podem ser vantajosas para você no momento de declarar. Por exemplo:
É importante ressaltar que idosos têm preferência no reembolso, da mesma maneira que contribuintes que possuem doenças graves ou doenças mentais.
Para ter direito ao benefício, é necessário indicar a situação no campo correspondente “natureza da ocupação”, como é sugerido pela Receita Federal.
Enquanto para portadores de doenças graves que não sejam aposentados devem preencher o formulário “Requerimento para Prioridade no Pagamento de Restituição de Pessoa Física”.
Em seguida, o contribuinte ou responsável precisa levar o formulário preenchido na unidade mais próxima da Receita, junto a documentos que comprovem sua condição. No caso do contribuinte com mais de 60 anos, como a idade já é informada na declaração, o reconhecimento é automático.
Quem deixa a declaração para ser entregue no fim do prazo estabelecido pela Receita Federal pode obter algumas vantagens, sendo a principal delas ter o dinheiro a receber corrigido pela Selic – taxa básica de juros da economia brasileira – que foi anunciada pelo Banco Central cotada em 6,75% ao ano.
Logo, quem recebe o dinheiro apenas no final do ano pode ter um rendimento maior do que alguém que receber no início e aplica na poupança, que tem previsão de rendimento abaixo de 5% ao ano em 2019.
Outra opção seria recolher a restituição e aplicá-la num fundo de investimento com taxa similar a variação da taxa Selic. A Letra do Tesouro Nacional (LTN) exemplifica bem a questão. O percentual é de 6,49% mais imposto, ao passo que a restituição não possui abatimentos.
Por isso, deixar o envio da declaração para a data final pode trazer um “bônus”. Já pensou começar 2020 com mais folga nas contas?
Aqui, vale pesar o custo-benefício da entrega da DIRPF conforme a proximidade dos prazos estabelecidos pela Receita. Só não vale mesmo deixar para o último dia. “Com o alto volume de acessos, o site da Receita Federal tende a apresentar lentidão e até mesmo ficar inoperante”, comenta o sócio-contador, Victor Paiva da Contábil Assessoria.
Para evitar inconvenientes típicos desse período, sugerimos que você conheça um aplicativo para análise do imposto de renda.
Antes de decidir, é importante avaliar o custo-benefício entre a relação de entrega da declaração do IRPF e o cronograma da Receita Federal. Dessa forma, você aumenta suas chances de fazer a melhor escolha ao passo que diminui a possibilidade do Leão te pegar desprevenido. Vamos recapitular?
A análise da declaração de imposto de renda devolve o controle da sua vida financeira. Para isso, o IR sem Erro desenvolveu um aplicativo simples, mas eficiente. Nele, você consegue submeter a sua declaração de IRPF a um sistema inteligente de avaliação baseado nas regras da RFB.
Sobretudo, o app IR sem Erro é destinado àqueles que cansaram de estar à mercê da Receita Federal.
Entenda como o aplicativo funciona:
Enquanto você decide sua melhor ação, acompanhe nossos artigos divulgados, promoções e outros conteúdos através das redes sociais! Se você gostou das informações, divulgue esse artigo.
Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo original IR sem Erro
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…