Imagem por @Racool_studio / freepik / editado por Jornal Contábil
A Declaração do Imposto de Renda (IR) é uma obrigação anual que movimenta a vida de milhões de contribuintes, em 2022 não é diferente, e já é hora de começar a pensar na restituição.
Isso mesmo, após declarar o seu IR, a Receita Federal informa se você tem direito a receber uma restituição. Quem declara primeiro, também é restituído primeiro.
No artigo de hoje vamos te orientar sobre a sua declaração do Imposto de Renda de 2022 e te mostraremos o que você deve fazer para receber a sua restituição mais rápido.
O começo da entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022 deve ser no início do mês de março, então, é momento de organizar toda documentação, a entrega da declaração deve durar até o fim de abril, e quem entregar primeiro têm mais chance de ser restituído primeiro.
Portanto, para receber a sua restituição mais rápido que os outros contribuintes, você também deve ser rápido na entrega desta obrigação.
É simples, a restituição do IR segue uma fila, então, o contribuinte que entregar essa obrigação mais rápido, recebe a sua restituição mais rapidamente, entretanto, se não houverem erros ou pendências na declaração.
Existem grupos com prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda, esses grupos contam com alguns contribuintes que recebem as suas restituições primeiro que os outros cidadãos.
Veja abaixo alguns dos contribuintes que se encaixam nos grupos que recebem restituição primeiro, não importando o lugar na fila:
A restituição deve começar a ser paga no fim de maio (1.º lote), e os pagamentos dos outros lotes devem ser feitos nos meses seguintes, até o mês setembro, se forem 5 lotes.
Como nos últimos anos, a Receita deve diminuir o número de lotes de restituição do Imposto de Renda em 2022, de 7 para 5 lotes de pagamento.
Com isso, o contribuinte receberá o seu dinheiro mais rápido, afinal, serão menos lotes.
A consulta aos lotes é realizada de maneira simples, geralmente uma semana antes da data do pagamento.
Para conferir se a restituição foi liberada, é só realizar os seguintes passos:
E não se esqueça, após enviar a sua declaração do Imposto de Renda 2022, acompanhe o processamento dela, pois a Receita Federal pode apontar algum problema no seu documento e você pode ter que enviar uma declaração retificadora.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…